9 de Julho: feriado estadual lembra a Revolução Constitucionalista de 1932

0

O dia 9 de julho é feriado no estado de São Paulo em referência à Revolução Constitucionalista de 1932, um dos marcos históricos mais importantes da história paulista. A data homenageia os cidadãos que participaram do movimento, que teve início em 9 de julho daquele ano, com o objetivo de reivindicar uma nova Constituição para o Brasil.

O movimento foi organizado por setores da sociedade paulista, civis e militares, que defendiam o restabelecimento da ordem constitucional após a Revolução de 1930. O conflito durou cerca de três meses e teve ampla participação popular. Embora o levante tenha sido encerrado sem vitória militar, resultou, posteriormente, na convocação de uma Assembleia Constituinte em 1933, o que atendeu parte das reivindicações dos envolvidos.

O que simboliza o 9 de Julho

A Revolução Constitucionalista é lembrada como um episódio de mobilização social e política, marcado pelo envolvimento de voluntários, estudantes, profissionais e famílias que apoiaram o movimento. Quatro jovens, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos durante protestos em maio de 1932, tornaram-se símbolo do movimento, originando a sigla MMDC, ainda presente em homenagens e monumentos por todo o estado.

Em São José dos Campos, o reconhecimento à participação paulista na revolução está representado no monumento ao MMDC, localizado na Praça Afonso Pena, no centro da cidade. O local é tradicionalmente utilizado para atos cívicos no feriado de 9 de julho, reforçando a memória local sobre os ideais defendidos durante o conflito.

Curiosidades sobre o feriado

  • É o único feriado civil estadual de São Paulo.
  • O Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, é o principal monumento em memória aos combatentes de 1932.
  • Municípios como São José dos Campos mantêm monumentos e cerimônias locais alusivas ao MMDC e à Revolução Constitucionalista.
Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui