Por Claudia Del Corto
2020 foi o ano em que famílias com crianças e adolescentes em idade escolar tiveram a grande oportunidade de entender a importância da interação ativa com as escolas.
Não me refiro a interação protocolar habitual, do acompanhamento das notas e desempenho, e sim daquela em que a família se torna aliada da instituição no encaminhamento do processo educacional dos jovens ao longo do ano.
Acompanhei de perto diversas situações interessantes e positivas, consequência direta desse “modelo compartilhado” de educação, das quais posso citar:
– Crianças que falavam pouco ou não falavam sobre os assuntos das aulas começaram a explicar o pensamento com maior frequência aos professores e aos familiares.
– Alunos começarem a gerenciar de maneira mais autônoma as próprias atividades, organizando seu tempo e espaço.
– Interações mais frequentes e diversas entre os pares da sala de aula sobre o conteúdo escolar.
– O desenvolvimento da capacidade de escutar* e esperar a conclusão da fala do outro para se manifestar.
A lista de conquistas é grande!
As dificuldades de 2020 criaram excelentes oportunidades para nossos jovens atuarem diretamente no processo de aprendizagem que são propostas no ambiente escolar.
Acredito que a relação escola/família não será mais a mesma. Não há fórmula mágica e nem receita pronta para o ano que começa, mas temos a certeza de que construiremos novas e melhores ações diante do que já aprendemos.
Feliz 2021
Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova
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