No final da tarde de ontem (18) a Prefeitura iniciou a demarcação da nova sinalização da Avenida Shishima Hifumi, que está sendo recapeada. As mudanças despertaram preocupação nos comerciantes, pois, indicavam que seria proibido estacionar na via.
Nesta sexta (19) a Prefeitura confirmou a implantação de um ciclofaixa ao lado do canteiro central, no trecho entre a Praça Fukuoka e a rotatória do posto de gasolina e, esclareceu que não haverá proibição de estacionamento. Os motoristas poderão estacionar na pista da direita, como já acontece hoje. A diferença principal será a redução na faixa de circulação de veículos que pode impactar no fluxo da via.
“Estive durante o dia de hoje com o Secretário de Governança Marlian e o Sec De Mobilidade Glaucio, debatendo sobre o projeto e ideias para que os comerciantes e munícipes não sofressem problemas. Foi definido que não haverá proibição de estacionamento sentido bairro e que as ciclofaixas seriam demarcadas… nesse ponto eu temo pela segurança dos ciclistas e pelo trânsito que poderá sofrer com congestionamentos, já que tendo carros estacionados, ficaremos com pista única sentido bairro”, disse o vereador Renato Santiago.
“Nos horários de pico, o trânsito já é complicado. Agora, com a ciclovia ao lado do canteiro e a pista mais estreita vai ficar ainda pior”, disse Christiane Vasconcelo.
Outra preocupação é com a segurança dos ciclistas que precisarão circular em meio aos carros. Vale lembrar que a avenida conta com uma grande calçada e ciclovia até a altura da Padaria Tentação. “Grande risco para ciclista, quem está planejando isso não anda de bicicleta para saber o quanto é perigoso. Principalmente com vários históricos de quedas de postes, pela velocidade do motorista nessa via”, disse o ciclista Fábio Robles.
“Ciclovia no meio da avenida é perigoso para o ciclista e pouco prático. O ciclista terá que cruzar a pista para acessar a ciclovia, ficando muito exposto. Ciclista tem que ficar sempre no lado direito da via”, comentou Edson Hilgert.
“Eu, enquanto ciclista, não aprovo esse projeto”, escreveu João Paulo em uma publicação em nossa rede social.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br
Ciclovia no meio das faixas já foi tentado em algumas outras cidades do Brasil e não deu certo em nenhuma delas. Todas voltaram atrás. Gastando mais dinheiro pra desfazer o que foi mal pensado.
Já existe uma parte de ciclovia, é só continuar.
Vai virar um caos o trânsito nesse pedaço ,aliás mais do que já é, e sim ficará perigoso essa ciclovia pq quem irá usar será os motoqueiros para cortar o trânsito,não sei de quem foi a ideia mas e péssima! Dinheiro jogado fora
Não sei porque a prefeitura gasta tanto com ciclovias se os ciclistas teimam em não usá-las e ficam disputando espaços com os veículos automóveis!
Vai chegar uma hora que os carros estarão proibido de circular,e só as bicicletas terão direto. O local já e estreito e vem com essa de ciclovia, vai ser um desastre atrás do outro.