As imagens captadas pelas câmeras inteligentes do Centro de Segurança Integrada (CSI) podem ser requisitadas pela população para esclarecer acidentes de trânsito, contestar multas, monitorar a limpeza urbana e localizar pessoas e pets desaparecidos.
Além de monitorar veículos, a capacidade de reconhecimento facial e objetos das câmeras do CSI registrou mais de 2.464 ocorrências, resultando na detenção de 1.146 suspeitos e captura de 236 foragidos da justiça, segundo a Secretaria de Proteção ao Cidadão.
O sistema foi reforçado com mais de 1.200 câmeras inteligentes e 340 portais eletrônicos, todos equipados com tecnologia de reconhecimento OCR e Inteligência Artificial, que monitoram a cidade 24 horas por dia. Com mais de 270 mil veículos circulando diariamente, o sistema lê mais de 3 milhões de placas, recuperando 581 veículos desde abril de 2021.
O CSI é uma área de acesso restrito, mas é possível agendar uma visita através do Programa City Tour São José ou por meio de empresas ligadas ao Parque de Inovação Tecnológica, conforme a disponibilidade. O Centro tem recebido aproximadamente 1.500 visitantes por ano.
Tecnologia do CSI
- 1.200 câmeras inteligentes
- Reconhecimento facial
- Rastreamento de pessoas, objetos e veículos
- Detecção de movimento
- Monitoramento de tempo de permanência
- Implantação de pontos remotos de acesso nas sedes de todas as forças de segurança que atuam no município
- Interligação de sistemas
As câmeras podem capturar imagens a uma distância de até 5 km, dependendo da ausência de obstáculos. Muitas operam em alta definição (HD) e algumas em 4K, garantindo clareza e detalhamento das imagens.
Como solicitar as imagens
Para ter acesso às imagens, o cidadão deve fazer uma solicitação por meio de protocolo pessoalmente na Prefeitura ou através do Prefbook. O Prefbook oferece o acesso online a vários serviços, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade da Prefeitura e pode ser acessado via computador, celular e tablet emwww.sjc.sp.gov.br/prefbook.
A solicitação é analisada e, conforme o pedido, pode ser disponibilizada. Em caso de registros de ocorrências de furto, as imagens são disponibilizadas para a polícia.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br
Vivemos em dois Brasis dentro do mesmo Brasil. Em ano de eleição, nos meses que antecede outubro, acaba o defeso e abre a temporada de caça aos 145 milhões de eleitores que serão “abatidos” até outubro. Até agora era impossível obter imagens das câmeras do CSI. A regra era: somente com determinação judicial. Mas em época de eleições tudo pode. Mas os políticos oportunistas não vêem a hora de passar as eleições para voltar “tudo como dantes no quartel de Abrantes”.