De 18 a 24 de novembro, São José dos Campos será palco da 38ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba). Com programação gratuita distribuída por diversos locais da cidade, o evento é um dos maiores no cenário das artes cênicas do Brasil, trazendo espetáculos de várias regiões do país, oficinas e debates.
Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o festival exibe uma seleção de produções teatrais e obras premiadas. A abertura será no dia 18, às 20h, com o espetáculo Tio Vânia, do Grupo Tapa, dirigido por Eduardo Tolentino de Araujo, no Teatro Municipal. A peça traz ao palco uma obra clássica de Anton Tchekhov, discutindo temas atemporais como a devastação ambiental e conflitos familiares, através de uma narrativa que explora o humor e a sátira.
Para o encerramento, o festival apresenta Frida Kahlo no dia 24, também no Teatro Municipal, às 20h. Em uma celebração do Dia dos Mortos, o monólogo revela uma Frida reflexiva e alegre, revisitando momentos de sua vida enquanto celebra tradições mexicanas. Com elementos de paixão e comicidade, a peça é um retrato poético da vida da artista.
Neste ano, o Festivale recebeu 179 inscrições de espetáculos de várias regiões do país, dos quais foram selecionados 20 para compor a programação. Desses, oito são de São José dos Campos, outros oito de outras cidades do estado de São Paulo, e quatro de diferentes estados, incluindo Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina. Além disso, o festival contará com espetáculos convidados e outras atividades voltadas para o público interessado na área teatral, como debates e workshops.
Com uma trajetória consolidada, o Festivale contribui para a criação e intercâmbio cultural entre grupos teatrais, além de estimular a economia criativa local, envolvendo técnicos de som e luz, figurinistas, costureiras e cenógrafos. O evento reafirma seu papel na promoção das artes cênicas e no fortalecimento da produção artística regional e nacional, consolidando São José dos Campos como um importante centro para a cultura e o teatro.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br