A Avenida Shishima Hifumi, tem se tornado um local de frequentes brigas e desordens durante a noite e a madrugada. O mais recente episódio ocorreu na madrugada desta quinta-feira (21), por volta da 1h, em frente a uma adega, quando foi registrada uma briga no meio da rua, impedindo a passagem de veículos. No último sábado (9), uma outra briga também aconteceu no mesmo trecho da via.
A avenida, conhecida por concentrar diversos bares e adegas, é alvo constante de reclamações de perturbação do sossego, excesso de consumo de álcool e imprudência no trânsito. Esses fatores têm gerado uma série de impactos negativos, incluindo acidentes de trânsito, riscos à segurança e o aumento da sensação de insegurança entre os moradores.
Comerciantes da avenida que cumprem as regras estabelecidas pela Prefeitura também se queixam das consequências da desordem. “Isso nos atrapalha muito. Aqui existem muitos comércios sérios que fazem tudo de acordo com a lei, mas por conta dessa bagunça, acabamos perdendo clientes” desabafou um comerciante.
De acordo com a nova Lei de Fiscalização de Posturas Municipais, aprovada em 2023, adegas e estabelecimentos similares em São José dos Campos só podem funcionar até as 22h. No entanto, relatos de atividades após o horário permitido, associados ao consumo excessivo de álcool, têm contribuído para episódios de violência e confusões na região.
Os reflexos do comportamento imprudente se manifestam no trânsito local. Além do barulho constante, há registros de manobras arriscadas, como “rachas” e direção sob efeito de álcool, que colocam em risco pedestres e motoristas.
A Polícia Militar informou que irá realizar operações especiais de bloqueios na Avenida Shishima Hifumi a partir desta sexta-feira (22).
Em resposta à nossa reportagem, a Prefeitura informou que regularmente são realizadas ações preventivas em parceria com as Forças de Segurança e a Fiscalização de Posturas, por meio do Programa São José Unida. “As operações acontecem em todas as regiões da cidade para combater a perturbação do sossego público e aumentar a sensação de segurança da população”.
“Ao longo da referida avenida (Shishima Hifumi), existem estabelecimentos comerciais licenciados e regularizados para o exercício de suas atividades. O Departamento de Fiscalização de Posturas já constatou a ocorrência de incômodos na região, decorrentes do funcionamento de alguns estabelecimentos. Em conformidade com a legislação, sanções têm sido aplicadas, incluindo restrições no horário de funcionamento, autuações e multas. As equipes de fiscalização realizarão imediata vistoria nos locais onde aconteceram os últimos incidentes e aplicarão medidas, baseada na Lei 10822/2023, novo código de fiscalização de posturas, aprovada em dezembro do ano passado que estabelece sanções mais rigorosas e restritivas para estabelecimentos que causem ou favoreçam irregularidades geradas pelo seu funcionamento, inclusive nas imediações do local.A Prefeitura continuará a adotar ações de fiscalização visando mitigar e coibir excessos e irregularidades, além de garantir os direitos e a defesa da coletividade e dos munícipes da região”, informou a Secretaria de Proteção ao Cidadão.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br