A cerimônia de premiação da tradicional Medalha de Honra ao Mérito Esportivo José Friggi, que neste ano chegou a sua 41ª edição, homenageou na noite desta terça-feira (3) mais de 50 atletas e pessoas ligadas ao esporte que se destacaram na temporada 2024.
Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o evento aconteceu no auditório do Centro da Juventude e teve como ponto alto a homenagem especial à família de José Edvar Simões, um ícone do esporte joseense.
Edvar é um importante nome do basquete brasileiro. Começou sua carreira como jogador no Tênis Clube São José, foi campeão da Taça Brasil de 1965 e defendeu a seleção brasileira, conquistando a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio de 1964 e a de prata no Mundial de 1970 na Iugoslávia.
Como técnico, teve uma trajetória ainda mais vitoriosa: venceu 5 vezes a Taça Brasil, uma delas com o São José, conquistou 2 campeonatos paulistas consecutivos com o time joseense (1980 e 1981), 2 Sul-Americanos e comandou a seleção brasileira em 7 oportunidades.
O evento contou com a presença de José Walter Friggi, o Zezinho Friggi, de 84 anos, embaixador da premiação. Filho de José Friggi, que cede o nome à honraria, Zezinho foi um jogador de destaque do futsal joseense nos anos 60. Na festa desta terça-feira, ele entregou os diplomas de Honra ao Mérito concedidos aos destaques da história esportiva de São José dos Campos.
Além da homenagem especial à família de Edvar Simões e da entrega dos diplomas, o evento homenageou 25 esportistas na categoria Medalha Mérito Esportivo, concedida a atletas e paratletas vinculados ao programa Atleta Cidadão e Alto Rendimento, destaques em competições para idosos e da imprensa esportiva joseense.
Houve também uma homenagem póstuma aos esportistas que faleceram no ano de 2024.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br