As lajes treliçadas e protendidas vêm ganhando espaço na região como solução estrutural para projetos que exigem grandes vãos livres, como edifícios comerciais, residenciais de alto padrão e empreendimentos industriais. A adoção desses sistemas acompanha a tendência da construção civil por soluções mais eficientes, econômicas e tecnicamente seguras.
Esses modelos de laje permitem vencer grandes distâncias sem a necessidade de vigas aparentes ou pilares intermediários, favorecendo projetos com espaços internos mais amplos e flexíveis. A combinação da tecnologia das lajes nervuradas ou treliçadas com a protensão — técnica que aplica força ao concreto por meio de cabos de aço — oferece benefícios como redução da espessura da laje, menor peso estrutural, economia de materiais, menor ocorrência de fissuras e maior agilidade na execução da obra.
Na região do Vale do Paraíba, a empresa Smart Lajes e Protensão tem se destacado por liderar esse movimento de modernização estrutural. Com sede em Jacareí e atuação regional, a empresa oferece soluções que atendem às demandas de arquitetos, engenheiros e construtoras, com foco em segurança, desempenho técnico e liberdade projetual.
A tecnologia da protensão também vem sendo aplicada em vigas estruturais de concreto armado, permitindo reduzir alturas e ampliar os vãos livres, o que oferece mais possibilidades aos profissionais de arquitetura e engenharia. “A engenharia está evoluindo para acompanhar o ritmo da criatividade dos profissionais que desenham as cidades do futuro”, afirma o engenheiro Lucio Manzanete, especialista em cálculo estrutural e protensão, e diretor da Smart Lajes.
Para os interessados em conhecer mais sobre os serviços e tecnologias, a Smart Lajes e Protensão disponibiliza atendimento técnico especializado.
Smart Lajes e Protensão
📍 Avenida Vereador Egídio Antônio Coimbra, nº 683 – Parque dos Sinos, Jacareí – SP
🌐 www.smartlajeseprotensao.com.br
📱 Instagram: @smartlajeseprotensao
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br