O Vale do Paraíba recebeu, nesta sexta-feira (8), um transporte inédito na história da rodovia Presidente Dutra. Uma carreta de 136 metros de comprimento e 845 toneladas, levando um transformador produzido em Guarulhos (SP) e com destino final à Arábia Saudita, parou no trecho de São José dos Campos após percorrer 24 quilômetros, entre Guararema e o km 154, em cerca de três horas. A velocidade máxima foi de apenas 20 km/h, o que gerou 11 km de congestionamento no deslocamento.
O equipamento, de 350 toneladas, mede 11 metros de comprimento, 5 metros de altura e 4,5 de largura. Ele está sendo transportado até o porto de Itaguaí (RJ), de onde seguirá viagem pelo mar até o Oriente Médio. Para deslocá-lo, é necessária uma estrutura especial com 59 eixos, 398 pneus e 6 metros de largura. O custo estimado do pedágio é de cerca de R$ 3 mil por trecho percorrido. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), trata-se do maior transporte já realizado na Dutra.
A operação desta sexta começou às 10h50 no km 178, em Guararema, e foi acompanhada por mais de 50 profissionais da CCR RioSP, PRF, ANTT, DNIT, DER-SP, transportadora e empresa responsável pela carga. Viaturas, guinchos, caminhão de apoio, moto inspeção e monitoramento por câmeras garantiram a segurança e fluidez possíveis. Equipes também seguiram à frente verificando e limpando a pista, enquanto outras orientavam o tráfego atrás do conjunto.
A carga permanece estacionada no km 154, sem impacto no tráfego, e voltará a se deslocar na segunda-feira (11), a partir das 10h, rumo ao km 136, com nova parada prevista para terça-feira (12). As datas podem mudar conforme as condições climáticas ou ajustes operacionais.
Curiosidades da operação
• Maior conjunto transportador já a circular na Dutra
• Equivale a 38 carretas comuns de 3 eixos
• Velocidade máxima: 20 km/h
• 59 eixos e 398 pneus
Foto: Divulgação CCR/Nova Dutra
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br