A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (18) a supressão de uma grande ficcus benjamina localizada em frente à Praça Fukuoka, no Urbanova. O procedimento gerou questionamentos entre moradores e comerciantes da região, que alegam não terem sido informados previamente sobre a remoção.
Segundo o diretor do loteamento Morada da Serra, o pedido de retirada foi feito após a constatação de danos estruturais causados pelas raízes da árvore.
“Nosso muro, atrás da banca, começou a ceder e já temos vários centímetros de deslocamento. Tivemos que fazer reforços internos e a causa é a expansão das raízes dessa árvore. Foi feito um relatório por nossa associação e a Prefeitura reconheceu que realmente havia risco para a estrutura”, explicou.
A medida, no entanto, encontrou resistência. O vereador Renato Santiago se manifestou contrário à supressão e ressaltou que, desde o ano passado, já se posicionava contra a remoção.
“O laudo da Secretaria de Urbanismo não aponta que a árvore não esteja saudável . Ela afeta a calçada e o muro do condomínio, mas seria mais adequado investir em melhorias estruturais nesses pontos, preservando a árvore”, afirmou.
Durante a execução do serviço, o trânsito no entorno da Praça Fukuoka terá interdições parciais e totais.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade para esclarecimentos, mas ainda não obteve retorno.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br
Por que não cortaram apenas as raízes que estavam crescendo na direção do muro?