Imprudências no trânsito do Urbanova preocupam moradores e associações

0
Imagem ilustrativa

O trânsito no Urbanova continua sendo motivo de preocupação para moradores, comerciantes e associações de loteamentos fechados. O elevado número de acidentes, aliado à circulação de menores dirigindo dentro de condomínios, uso do celular ao volante, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, uso do celular, e uso inadequado de ciclomotores, motos elétricas e outros veículos motorizados, compõe um cenário de insegurança na região.

Nos últimos meses, aumentaram as reclamações sobre menores ao volante, especialmente em áreas residenciais. Apesar de alguns regimentos internos, a legislação nacional é clara: menores não podem conduzir veículos automotores, mesmo em áreas privadas. Pais que autorizarem essa prática podem ser multados em R$ 5 mil, valor mantido em decisão judicial recente, reforçando que a negligência coloca em risco toda a comunidade.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a responsabilidade começa na decisão dos pais ou responsáveis ao fornecer qualquer tipo de veículo motorizado, inclusive elétrico, a crianças e adolescentes. A orientação é que haja acompanhamento constante, pois, mesmo que alguns modelos pareçam inofensivos, o uso inadequado pode provocar acidentes.

A Semob também recomenda que as velocidades estipuladas para cada via sejam respeitadas e que o uso seja compatível com o ambiente e as regras de trânsito. Embora o uso de capacete para condutores de equipamentos autopropelidos não seja obrigatório pela legislação federal, a secretaria reforça a recomendação do uso desse e de outros equipamentos de proteção, especialmente para menores.

Em caso de acidentes com lesões ou morte, pais e responsáveis podem responder civil e criminalmente, além de sofrer sanções administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Associações defendem medidas conjuntas
Presidentes de associações do Urbanova afirmam que o problema da velocidade excessiva é recorrente e atinge praticamente todos os condomínios. Eles defendem a união de esforços para cobrar da Prefeitura e da Semob apoio na implantação de soluções que permitam aplicar notificações e multas internas, respeitando o regimento de cada condomínio.

Um exemplo é o do Altos da Serra VI, onde foi instalada uma lombada eletrônica educativa. Desde então, a diretoria relata queda significativa na velocidade dos veículos. O equipamento registra quando a velocidade máxima de 30 km/h é ultrapassada e envia alerta ao sistema. Esses registros são encaminhados automaticamente aos moradores cadastrados. Embora não haja aplicação de multa, o sistema tem se mostrado eficaz do ponto de vista da conscientização.

Parcerias e campanhas
Projetos com associações podem incluir palestras, rodas de conversa e ações educativas pelo programa EducaMob. No dia 12 de agosto, uma dessas iniciativas foi realizada em um condomínio do bairro, reunindo adolescentes e pais para discutir regras, responsabilidades e atitudes para um trânsito mais seguro.

Orientações gerais

  • Menores não podem dirigir, mesmo em áreas privadas; 
  • Pais podem ser responsabilizados por acidentes; 
  • Limites de velocidade devem ser respeitados; 
  • Uso de capacete é obrigatório para motos elétricas e ciclomotores e recomendado para autopropelidos; 
  • Ciclomotores precisam de placa, licenciamento e habilitação específica; 
  • Bicicletas elétricas com pedal assistido devem circular em calçadas e ciclovias, até 32 km/h; 
  • Ciclomotores devem circular apenas em vias, até 50 km/h.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui