A Toyota suspendeu a produção em suas fábricas no Brasil por tempo indeterminado após um vendaval atingir a unidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, na última segunda-feira (22). A força dos ventos arrancou parte do telhado da planta, comprometendo a estrutura e interrompendo a fabricação de motores, que são essenciais para a operação da montadora no país.
A fábrica de Porto Feliz é a única da Toyota na América Latina responsável pela produção de motores. Ela abastece diretamente as unidades de Sorocaba e Indaiatuba, que também tiveram as atividades suspensas em seus três turnos por tempo indeterminado.
No local, trabalham cerca de 800 funcionários. O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu informou que 30 trabalhadores tiveram ferimentos leves durante o vendaval, receberam atendimento médico e já receberam alta.
Com a paralisação, a montadora anunciou também o adiamento do lançamento do Yaris Cross, SUV compacto que disputaria mercado com o Honda WR-V. A apresentação oficial estava prevista para este mês, mas não há nova data definida para a estreia do modelo no Brasil.
Um relatório de danos está em elaboração para dimensionar os prejuízos na unidade de Porto Feliz. A Toyota informou que a retomada da produção ainda não tem previsão.
Na quarta-feira (24), a empresa iniciou negociações com sindicatos que representam os trabalhadores. Uma proposta de férias emergenciais foi apresentada para preservação dos empregos e será votada em assembleia marcada para segunda-feira (29).
De acordo com a Defesa Civil, rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora foram registradas em Porto Feliz no dia do vendaval, provocando estragos em diferentes pontos da cidade.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br