O Museu do Folclore passa a ser denominado Museu do Folclore de São José dos Campos Maria Angela Piovesan Savastano, em homenagem à folclorista que faleceu no dia 5 de agosto, aos 92 anos. A decisão foi oficializada pelo Decreto Municipal nº 20.014/2025, em vigor desde 22 de agosto.
Angela Savastano foi uma das principais responsáveis pela idealização e criação do Museu do Folclore, a partir de sua atuação na antiga Comissão Municipal de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, nos anos 1980. Posteriormente, criou o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos que assumiu a gestão do espaço.
Trajetória
Nascida em Campo Grande (RJ), Angela mudou-se com a família para São José dos Campos em 1945. Casou-se com o médico Rubens Savastano, com quem teve sete filhos. Estudou na Escola de Belas Artes, formou-se em Ciências Sociais e concluiu especialização em Folclore em São Paulo, tornando-se referência nacional na área.
O Museu do Folclore
Localizado no Parque da Cidade, em Santana, desde 1997, o Museu do Folclore completa 28 anos em 7 de dezembro. Na mesma data, ocorre a abertura do presépio, que marca o início do tradicional Ciclo de Natal em São José dos Campos.
Com a nova denominação, o espaço cultural preserva de forma permanente a memória de Maria Angela Piovesan Savastano e sua dedicação à valorização das tradições populares.
Foto: Divulgação
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br