Toyota retomará produção no Brasil em novembro após paralisação causada por vendaval

0

 

A Toyota do Brasil anunciou nesta sexta-feira (3) que irá retomar gradualmente a produção de veículos no país a partir de 3 de novembro, nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, no interior de São Paulo. A unidade de Porto Feliz, responsável pela fabricação de motores, segue sem previsão de retorno após ter sido atingida por um vendaval em 22 de setembro, que destruiu parte da estrutura.

As três plantas da montadora estavam com a produção paralisada desde o acidente climático. Para viabilizar a retomada, a empresa informou que utilizará motores e peças importados de outras unidades no exterior.

Produção híbrida prioritária

Neste primeiro momento, a Toyota irá priorizar a montagem das versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. O plano de produção para novembro e dezembro prevê recuperar o volume desses veículos que deixou de ser fabricado entre 23 de setembro e 31 de outubro.

Com o retorno da produção, a empresa decidiu aplicar a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) apenas para os trabalhadores da fábrica de Porto Feliz. Já os empregados de Sorocaba e Indaiatuba deverão retornar às atividades em 21 de outubro, após o fim das férias coletivas emergenciais.

Motores convencionais só em 2026

A Toyota informou ainda que a produção de veículos com motores convencionais só será retomada em janeiro de 2026. A retomada contemplará os modelos já em linha, como Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch (este último produzido exclusivamente para exportação).

Não há, por enquanto, data prevista para o lançamento do novo Yaris Cross no Brasil.

Foto: © 24/09/2025 REUTERS/JORGE SILVA

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui