Trabalhadores da Viação Saens Peña em São José dos Campos aprovaram o estado de greve nesta sexta-feira (24/10). A decisão foi tomada durante uma assembleia na sede do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba. A medida indica que o transporte público da cidade pode sofrer paralisações nos próximos dias, caso as reivindicações dos funcionários não sejam atendidas.
Procurada por nossa reportagem, a Prefeitura informou que não irá se manifestar.
O estado de greve é um aviso formal à empresa e à Justiça, permitindo que os trabalhadores interrompam as atividades a qualquer momento, caso não haja solução para os problemas apontados. Uma nova assembleia está marcada para as 17h30 desta sexta-feira, quando os condutores devem confirmar a deliberação tomada pela manhã.
Na quinta-feira (23), motoristas e cobradores da empresa já haviam realizado uma mobilização na garagem, ocasionando atrasos na saída dos ônibus. Entre as principais reivindicações estão o não pagamento de valores retroativos definidos em convenção coletiva, ausência de adicional noturno, vale-alimentação não pago a funcionários afastados, descontos de imposto de renda sem discriminação no holerite e erros recorrentes nos holerites.
Os trabalhadores também denunciam problemas na homologação de rescisões, que comprometem o acesso ao convênio médico, falhas na entrega regular dos holerites, dificuldades com a marcação de ponto eletrônico e o não pagamento do adicional de 100% em feriados, conforme determina a legislação trabalhista.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br












