A partir da próxima sexta-feira (14), São José dos Campos iniciará a instalação de novos ecopontos de vidro. O evento de inauguração ocorrerá no Mirante Mário Galvão, conhecido como Deck da Anchieta, a partir das 9h. A instalação começará pela região central e será ampliada gradualmente para outros bairros até o primeiro trimestre de 2026.
As novas unidades estarão distribuídas em pontos estratégicos próximos a estabelecimentos comerciais. Cada ecoponto terá capacidade de três metros cúbicos e poderá receber copos, garrafas, frascos, recipientes e fragmentos de vidro. As equipes de Educação Ambiental da Urbam já iniciaram o trabalho de orientação em bares e restaurantes do município. Desde quinta-feira (6), os estabelecimentos estão sendo informados sobre o funcionamento dos ecopontos e as formas corretas de descarte.
Também estão sendo reforçadas as orientações sobre os materiais que não devem ser depositados nos pontos de coleta, como cristais, porcelanas, cerâmicas, louças, telas de televisão e lâmpadas.
O programa integra a iniciativa “Vidro Vira Vidro”, que reúne poder público, comerciantes e a população com o propósito de incentivar a logística reversa e fortalecer a economia circular. O projeto está alinhado a práticas sustentáveis que visam reinserir materiais no ciclo produtivo, reduzindo o descarte inadequado. Com essa nova destinação, o material deixará de ser encaminhado ao aterro sanitário, contribuindo para ampliar a vida útil do espaço.
O vidro é totalmente reciclável e pode ser reaproveitado diversas vezes sem perda de qualidade. A empresa responsável pela coleta e destinação do material será a MASSFIX Comércio de Sucatas de Vidros Ltda, vencedora do chamamento público realizado pela Urbam.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br










