A Câmara de São José dos Campos aprovou por unanimidade o Programa Abrigo Amigo, projeto que busca aumentar a segurança de mulheres em pontos de ônibus da cidade. A proposta, de autoria do vereador Renato Santiago (União), segue agora para sanção do prefeito.
O programa prevê a instalação de painéis interativos em abrigos de ônibus. Por meio deles, será possível acionar uma atendente remotamente, que acompanhará em tempo real mulheres que esperam o transporte público. A atendente poderá entrar em contato com as autoridades policiais caso perceba uma situação de risco. Além disso, o sistema vai contar com um canal para denúncias de assédio, violência ou ameaças.
De acordo com o texto aprovado, os primeiros pontos devem ser instalados em locais com grande fluxo de passageiros e em áreas consideradas mais vulneráveis. A Prefeitura será responsável por definir os critérios e decidir como o programa será colocado em prática.
O Programa Abrigo Amigo é inspirada em uma iniciativa já existente em São Paulo. Na capital, o sistema funciona desde 2023, com 200 pontos equipados com câmeras, microfones e conexão à internet. O atendimento é feito por videochamada entre 20h e 5h, permitindo que os passageiros, em especial mulheres, fale com uma profissional treinada para acionar a segurança pública ou o resgate médico, se necessário.
Segundo dados divulgados pela administração paulistana, o programa registrou cerca de 17 mil chamadas e 285 ocorrências documentadas desde a implantação.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br












