A formação de um ciclone na região Sudeste deve colocar o estado de São Paulo em alerta para temporais a partir desta sexta-feira (30), com previsão de chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diversas cidades, incluindo a capital.
O Vale do Paraíba já enfrenta instabilidade nesta quinta-feira (29). O alerta indica volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos fortes, que podem variar de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Há risco de cortes de energia, quedas de árvores, alagamentos e danos em plantações.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone deve se organizar no litoral do Sudeste e intensificar as precipitações no estado. Os acumulados podem superar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira, enquanto no litoral paulista os volumes devem ultrapassar 60 milímetros. Também há previsão de tempestades isoladas com raios e granizo.
No sábado (31), a instabilidade perde força em parte de São Paulo e se concentra mais entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, onde os acumulados podem passar de 100 milímetros em 24 horas. Há ainda previsão de temporais localizados no sul de São Paulo, no Paraná e no norte de Santa Catarina.
Segundo o Inmet, o ciclone deve continuar influenciando o tempo até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br











