Início Coluna Social Transformar a casa, transformar relações

Transformar a casa, transformar relações

0
Claudia Del Corto

Você já teve a experiência de transformar ou decorar algum ambiente da sua casa com a ajuda do seu filho?

Em geral, quando decidimos mudar algo em nosso lar, tendemos a terceirizar essa atividade, contratando algum prestador de serviço: um pintor para trocar a cor de um quarto, um jardineiro para podar uma árvore, entre outros.

Provavelmente, em muitos casos, essa decisão é a mais acertada do ponto de vista financeiro e também em termos de qualidade do serviço e otimização do tempo. Mas por que assumir a responsabilidade de realizar essas pequenas transformações parece, tantas vezes, uma ideia descabida?

Sim, parece uma ideia deslocada do nosso tempo. Não nos sentimos autorizados a transformar um espaço que é nosso, seja pela falta de tempo em agendas cada vez mais cheias, seja pela crença em uma suposta falta de habilidade manual, muitas vezes infundada, seja pela sensação de que poderíamos empregar esse tempo de forma mais “produtiva”.

No entanto, quando decidimos intervir em algum espaço da casa, estamos criando cenários para que relações mais ricas floresçam, abrindo novas possibilidades de interação entre aqueles que habitam esse lar.

Não estou falando de decorar a casa para a Copa do Mundo, o Halloween ou o Natal. Essas ocasiões comerciais podem, sim, representar oportunidades de envolvimento coletivo, mas o que proponho aqui tem outra profundidade.

Um dos desafios da vida contemporânea é conquistar a capacidade de habitar os espaços em que vivemos de forma pessoal e criativa. Para isso, é preciso estar integrado ao lugar, conhecendo e reconhecendo as possibilidades que os ambientes da casa oferecem.

Quando a casa é apenas um ponto de passagem entre compromissos, pouco a pouco ela deixa de contar histórias sobre quem somos. Os ambientes tornam-se funcionais, mas perdem algo de sua condição de morada.

Talvez seja justamente isso que esteja faltando em muitas casas: mais oportunidades para que cada pessoa entre em contato com o ambiente em que vive e perceba que também pode deixar nele suas marcas, seus gestos e sua história.

Com a aproximação das férias escolares, surgem oportunidades para novas experiências. Pode ser o momento de pensar e ocupar os espaços da casa de outra maneira, envolver crianças e adolescentes em decisões cotidianas, compartilhar responsabilidades e atribuir pequenas tarefas. Esses são gestos de convivência que a rotina acelerada costuma engolir.

Quem sabe alguma ideia construída em conjunto possa ser realizada em sua casa e, assim, ajudar a descobrir novas possibilidades para os ambientes que habitamos: um espaço para descanso, um espaço para jogos, um espaço para apreciação ou qualquer outro lugar que possa ganhar novos sentidos?

Contato: Instagram @delcortoclaudia
Consultório: Rua Antonio Widmer, 827 – Sala 6, Urbanova
São José dos Campos – SP
Telefone: 12-991393609

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui