Pelo menos três balões foram monitorados sobre São José dos Campos nos últimos dias pelas câmeras do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). Os registros acontecem durante o período de estiagem e aumentam uma lista que já soma 16 ocorrências neste ano. Em oito delas, os balões acabaram caindo.
Os casos mais recentes não deixaram vítimas nem provocaram incêndios. Mesmo assim, o risco aumenta nesta época do ano, quando a vegetação está mais seca e mais vulnerável ao fogo.
As últimas quedas aconteceram em julho, durante o feriado prolongado de 9 de Julho. Houve registros na Vila Tatetuba, no Jardim Paulista e na Área de Proteção Ambiental do Banhado.
Em um desses episódios, um balão atingiu a rede elétrica e exigiu atendimento da concessionária de energia.
Também no dia 9 de Julho, o monitoramento do CSI ajudou a Polícia Militar a localizar um veículo que seguia um dos balões. Quatro suspeitos foram abordados na Avenida Teotônio Vilela e disseram que acompanhavam o artefato desde a capital paulista para fazer o resgate.
Soltar balões é crime previsto na Lei Federal nº 9.605, a Lei de Crimes Ambientais. Além de provocar incêndios, eles podem atingir casas, redes elétricas e interferir em operações aéreas.
A Defesa Civil orienta que a população não tente recolher balões que tenham caído. Em caso de queda ou princípio de incêndio, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193. A Polícia Militar e a Defesa Civil atendem pelo 190.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br











