Uma compra de cerca de R$ 40 feita com um vendedor ambulante nos arredores da Farma Conde Arena terminou em um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil para uma consumidora. O caso aconteceu no último sábado (3), após um show no local, no Jardim das Indústrias.
Segundo relato feito à Revista Urbanova, a consumidora teria tido o cartão trocado durante o pagamento sem perceber.
Ela contou que inseriu o cartão na maquininha e digitou a senha. Enquanto aguardava a transação, o ambulante teria trocado o cartão por outro semelhante e informado que o pagamento não havia sido aprovado. Sem notar a troca, ela acabou pagando em dinheiro.
Os cartões eram do mesmo banco, tinham a mesma cor e aparência praticamente idêntica. A única diferença estava no nome impresso no verso.
Durante a madrugada, foram realizadas diversas transações que a consumidora afirma não reconhecer. As cobranças seguiram até que o banco bloqueou o cartão por suspeita de fraude. Segundo ela, a instituição financeira informou que os valores não poderiam ser cancelados. A vítima também registrou boletim de ocorrência.
O caso tem características do chamado golpe da troca de cartão, em que o cartão da vítima é substituído por outro parecido durante o pagamento. Com a senha digitada ou observada naquele momento, o cartão verdadeiro pode ser usado depois.
A Farma Conde Arena já publicou alertas nas redes sociais sobre golpes envolvendo vendedores ambulantes não autorizados nos arredores do espaço, principalmente em dias de grandes eventos.
Para reduzir os riscos, a orientação é manter o cartão sempre à vista, conferir o valor na maquininha antes de digitar a senha e verificar se o cartão devolvido é realmente o seu.
Foi vítima? Veja o que fazer
Ao perceber uma compra suspeita, a recomendação é bloquear o cartão e entrar em contato com o banco o quanto antes para comunicar a possível fraude e contestar as transações. Também é importante guardar extratos e comprovantes.
A ocorrência pode ser registrada na Polícia Civil, inclusive pela Delegacia Eletrônica do Estado de São Paulo.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br












