“Diferente do que pensam aqui é uma casa alegre, temos nossas perdas e ficamos tristes, mas nossa casa tem alegria e festa”. É assim que Cristina Venâncio descreve a instituição sem fins lucrativos que proporciona apoio psicossocial para pacientes com câncer, o GESTO – Grupo de Estímulo e Solidariedade ao Tratamento Oncológico.
A instituição oferece serviços gratuitos de massoterapia – massagem linfática -, apoio nutricional, sessões com psicólogos e fisioterapeutas para homens e mulheres com mais de 18 anos que estão em processo de tratamento da doença.
Com 23 anos de história em São José dos Campos a instituição tem 200 pacientes cadastrados, e uma média de 160 atendidos por semana. Para receber os cuidados do Gesto é preciso um encaminhamento médico. Caso o profissional não conheça a instituição, eles fazem uma carta de indicação falando das atividades ali desenvolvidas.
A supervisora administrativa Cristina valoriza a importância dos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, ambos são ações que promovem a conscientização e a prevenção do câncer de mama e próstata, respectivamente. Nesses meses, ela diz receber de 03 a 04 novos pacientes por semana.
Todos os profissionais da área de saúde realizam o serviço de modo voluntário. Além deles, há um grupo de costureiras, muitas ex pacientes, que produzem prótese artesanal de pano com enchimento para mulheres mastectomizadas e que não fizeram a reconstrução mamária. Também desenvolvem protetores de pescoço para vítimas do câncer de laringe. Todas essas peças são oferecidas gratuitamente.
Os membros do Gesto recebem informações dos médicos e hospitais parceiros com os números de cirurgias realizadas a cada dia. Assim, eles vão até o leito dos pacientes para doar um porta dreno e um material desenvolvido pelo oncologista e fundador da instituição Dr. Eduardo Shigueo com os cuidados e as prevenções que é preciso ter com o dreno.
O maior desafio do grupo é a obtenção de recursos para arcar com os custos mensais. De acordo com Cristina a despesa da instituição é de, em média, 16 mil reais por mês. Nesse valor estão os gastos com aluguel, água, luz, materiais para as atividades. Para arrecadar o valor, eles possuem empresas parceiras, médicos, hospitais, doadores*, além disso promovem eventos, bazar, bingo beneficente e a venda de artesanato, como toalhas e pano de prato bordados.
COMO AJUDAR
Banco do Brasil
Agência: 175-9
C/C: 79.909-2
CNPJ: 01.204.287/0001-34
GESTO – Grupo de Estímulo e Solidariedade ao Tratamento Oncológico.
CONTATO
(12) 3941-6499
Avenida São José, 400, Centro
São José dos Campos
www.facebook.com/gestosjc
Essa matéria foi sugerida pela leitora Fabiana Alves. Participe você também! Envie sua sugestão por email (revistaurbanova@hotmail.com) ou whastsapp (12-97402-0740)
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br