Parceria tem o objetivo de compartilhar de conhecimento, protocolos e ampliação de acesso à assistência para paciente com câncer
Na última quinta-feira (9) foi firmada uma parceria entre o COE (Oncologia e Doenças Autoimunes), de São José dos Campos, com o A.C.Camargo Cancer Center, referência nacional em diagnóstico, ensino, pesquisa e tratamento do câncer.
O objetivo é ampliar os cuidados para a saúde de pacientes oncológicos, além de acelerar os processos de diagnóstico, tratamentos, cura ou controle da doença.
“O que a gente espera é que qualquer cidadão aqui, no Vale do Paraíba, encurte o caminho para ter uma oncologia integrada”, disse CEO do A.C.Camargo Cancer Center e médico patologista, Dr. Victor Piana.
Em coletiva de imprensa, ocorrida no dia em que a parceria foi anunciada, os executivos de ambas as insituições trouxeram a reflexão sobre a necessidade dessa integração e trocas de conhecimento entre as instituições. Hoje, o A.C.Camargo é o maior centro oncológico da América Latina e o maior centro privado de pesquisas em câncer, no Brasil. “Queremos ajudar a melhorar a oncologia das regiões ampliando a geografia de influência da nossa instituição. Estamos prontos para cumprir essa missão”, complementou Piana.
Atualmente, uma das maiores dificuldades de pacientes com câncer, no Brasil, está no acesso a tratamentos rápidos e de qualidade. No caso de moradores de cidades menores, ou fora de grandes centros urbanos, por exemplo, fica difícil encontrar serviços tão especializados.
“Para aquelas que necessitam de altíssima tecnologia [recursos que nós não dispomos aqui, numa região menor], nós temos uma porta mais próxima, agora, com o A. A.C.Camargo. Então, certamente, a região tem muito a ganhar. O A.C. Camargo tem um olhar de custo-efetividade, de eficiência, de não desperdício, que é algo que a gente também procura dentro do nosso serviço.”, explicou a Dra. Ana Carolina Gouvea, oncologista, sócia-diretora do COE e Líder da Oncologia, no Hospital Pio XII.
Em São José dos Campos, o COE assumiu a gestão da Oncologia do Hospital Pio XII há um ano. Ao longo desse período, várias conquistas foram alcançadas, como: divisão para subespecialidades, ambulatório de cuidados paliativos, revisão de 300 protocolos de quimioterapia, implantação de segurança na prescrição.
“Já houve uma diminuição de 10% do número de mortes e de 50% das internações de pacientes em fase final de vida na UTI. Nosso compromisso, é tratar o paciente do SUS da melhor forma possível, com tudo de bom que desenvolvemos dentro do COE, e, lógico, respeitando o que o próprio SUS nos permite realizar. O tratamento integral em oncologia é muito mais do que aplicar quimioterapia e realizar cirurgias, nos preocupamos muito em levar uma boa experiência aos pacientes em todas as fases de tratamento. Temos um olhar muito carinhoso durante todo esse processo”, acrescentou o cirurgião oncológico Dr. Celso Abrahão, sócio fundador do COE Oncologia | Doenças Autoimunes.
“O jeito de tratar, a forma de tratar. Nós queremos construir essas pontes entre as equipes médicas [do COE e do A.C.Camargo], para diminuir o esforço do paciente que mora aqui na região, para que ele tenha mais acesso a uma oncologia de alto padrão”, encerrou Dra. Ana Carolina Gouvea.
O COE fica na R. Euclides da Cunha, 263 – Vila Ema
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br