Início Economia Ações da Azul caem 70% nesta quinta-feira; entenda

Ações da Azul caem 70% nesta quinta-feira; entenda

0
Foto: Azul Linhas Aéreas/Divulgação

As ações da Azul Linhas Aéreas registraram forte queda nesta quinta-feira (8), com desvalorização de 70% em um único dia. O movimento ocorreu após a empresa avançar em uma etapa do plano de recuperação judicial. Nos últimos cinco dias, a desvalorização acumulada chegou a 90%. Apesar do impacto no mercado, a queda não está relacionada a problemas operacionais da companhia.

O principal fator para o recuo foi a conversão obrigatória de parte das dívidas financeiras em ações. Com essa mudança, os credores deixaram de receber juros e passaram a integrar o quadro de acionistas da empresa.

Para viabilizar a operação, a Azul lançou uma oferta de R$ 7,4 bilhões em ações ordinárias e preferenciais. Com o aumento expressivo do número de papéis em circulação, houve forte diluição dos valores. Como consequência, o preço unitário das ações caiu de forma significativa. A medida faz parte da estratégia da companhia para reduzir o endividamento e permitir uma reorganização financeira.

Segundo comunicado divulgado pela Azul em dezembro, a operação foi estruturada com o objetivo de capitalizar a empresa. A estratégia prevê a troca obrigatória de dívidas financeiras por ações. Ao todo, foram emitidas 723,9 bilhões de ações ordinárias e o mesmo volume de ações preferenciais. Os papéis foram ofertados em lotes de mil e de dez mil ações.

No campo jurídico, a Justiça dos Estados Unidos aprovou o plano de reorganização em dezembro do ano passado. A decisão representou mais uma etapa do processo de recuperação judicial da companhia.

A Azul entrou com pedido de proteção sob o Capítulo 11 da Lei de Falências dos Estados Unidos em maio do ano passado. O mecanismo permite a reestruturação das obrigações financeiras e operacionais. Segundo a empresa, a decisão foi motivada pelos impactos da pandemia de Covid-19, aliados a pressões macroeconômicas e setoriais, que elevaram de forma significativa o endividamento da companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile