Por Alexandre Puppio
Para evitar qualquer problema no mundo digital, a primeira ação que precisa ser feita
é o planejamento. Nesse passo inicial, é necessário pensar no seu principal objetivo de
estar nas redes sociais, como quer ser visto pelo seu público-alvo e lembrado também.
Tendo todas essas informações em mãos, a próxima etapa é colocar no papel as ações
possíveis para que seu objetivo seja alcançado com sucesso. O segredo é colocar
pequenas metas para que tudo vire realidade e não apenas uma idealização.
Bom, isso é um passo inicial muito básico para qualquer decisão que podemos
tomar em nossas vidas, principalmente pra quem está descobrindo esse novo universo ou
quer mudar a sua abordagem. Claro que, no meio disso tudo, pode acontecer os
imprevistos. E agora entra a parte do planejamento que muitos deixam de lado que é se
antecipar aos problemas.
Nesse momento, as ferramentas de comunicação e administração entram para nos
auxiliar. A mais famosa delas é a Análise SWOT. Essa sigla quer dizer, no inglês: Strengths
(forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Em
cada ponto, você insere dados relevantes sobre cada um desses temas. As forças e
fraquezas vão te ajudar a fazer uma análise interna do seu negócio. Já as oportunidades e
ameaças, uma análise externa. E é nesse ponto que está a questão. Por meio dessa
análise externa, você se antecipa a qualquer mal-estar ao qual seu negócio pode passar já
pensando no posicionamento quando os imprevistos acontecerem. Além de não ser pego
desprevenido, esse momento de “crise” será contornado logo. Por outro lado, a sua análise
interna pode ser a base para suas ações em enfatizar o que faz de melhor.
E o que mais pode ser feito? Tudo começa com uma boa comunicação, certo? Por
isso, toda a sua equipe precisa conversar entre si para minimizar as falhas de comunicação.
Veja essas dicas:
– Tenha um canal de comunicação definido: crie um canal de comunicação oficial entre vocês. Pode ser tanto mural como mensagens por aplicativo.
– Integre as diferentes áreas da empresa: a integração é fundamental para um bom relacionamento do pessoal. Seja uma conversa depois do almoço ou até uma reunião semanal para traçar os objetivos.
– Crie uma linguagem adequada: quanto mais clara e objetiva for a comunicação, melhor será o entendimento e menor as chances de ruído da comunicação.
– Dê feedback: a falta de feedback é uma das principais falhas na comunicação interna. O feedback ajuda o colaborador a saber em quais pontos precisa melhorar e o que não está dando certo. E isso é fundamental para a produtividade dele, o que afeta em cheio ao resultado.
O segredo para evitar qualquer problema é este: boa comunicação. Deixe claro o objetivo, a missão e o valores da empresa para todos os seus colaboradores. Tenha uma comunicação aberta com seu consumidores também para que eles saibam realmente o tipo
de produto/serviço que compram. O ponto positivo é o ganho de credibilidade e é assim que se constrói uma imagem.
Alexandre Puppio é Relações Públicas e tudo mais o que isso implica. É diretor da Puppio RP, agência de comunicação criativa especializada em produção e gestão de conteúdo em redes sociais voltadas a pequenos e médios negócios.
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