Por Nany Martins
Como traçar estratégias de renegociação e retomar a saúde financeira da sua empresa.
Se a sua empresa tem o nome negativado, não se sinta privilegiado, essa é a realidade de 4,4 milhões de empresas. O Serasa, revela que essas empresas possuem gestões financeira despreparadas para honrar compromissos com banco, parceiros, Funcionários e Fisco.
Não se desespere, ainda conseguimos mudar essa situação. O primeiro passo é entender quais práticas te levaram ao endividamento, a natureza das dívidas e o total do débito. O próximo passo é traçar uma estratégia para liquidar as dívidas. É necessário obter uma rotina disciplinada da gestão financeira.
Vou te ajudar no planejamento financeiro para restruturação da sua empresa.
- Planejamento
Ignorar a dívida leva à perda de credibilidade e fragiliza a relação comercial. Além disso, a falta de um planejamento de fluxo de caixa a negociação das dívidas pode virar um mau negócio.
Mapeie todas as dívidas. Faça um levantamento de todos os atrasos, empréstimos, prazos, multas e consulte os órgãos de proteção ao crédito para verificar se há títulos protestados.
Elabore um planejamento financeiro de no mínimo um ano. Um planejamento bem feito, com as projeções das parcelas da dívida previstas no fluxo de caixa (equalize o valor da dívida com a projeção de receita e despesas), traz credibilidade na hora de negociar com os credores.
- Restruturação
Cortar os excessos deve ser uma rotina da empresa – desde a negociação com fornecedores até a otimização de despesas e redução de custos. Faça um levantamento de ativos ociosos e verifique a possibilidade de vender para gerar caixa.
A gestão voltada para ações sustentáveis além de reduzir gastos, diminui os impactos ambientais.
Fique atento a compras de produtos ou matéria-prima em épocas de poucas vendas.
- Renegociação
A inadimplência, e os atrasos podem te prejudicar na hora de negociar. Você acaba levando o seu rating (classificação de crédito) lá para baixo, fazendo com que as taxas se elevem.
O maior erro do empreendedor é negociar quando se está capital para honrar com as dívidas, o correto é ter uma projeção de quando vai acabar e tentar negociar antes que os atrasos comecem (falando mais uma vez sobre a importância do planejamento).
Uma das soluções é renegociar com o credor o alongamento do prazo de pagamento e carência.
Priorize as dívidas com principal alto porque as multas e os juros atrasados impactam fortemente no fluxo de caixa.
Eleja prioridades de suas dívidas, levando em conta o custo e benefícios. Para participar de licitações por exemplo, dê preferências para quitação de dívidas fiscais. Se a empresa está sem matéria-prima, renegocie com os fornecedores primeiro.
Nany Martins é mentora Executiva da Awee4Life.
Awee é uma empresa diferentona, que criou um método único para desenvolver profissionalmente empreendedores. Focada em pequenas e médias empresas, a Awee possui baixo custo, seu foco está na redução de mortalidade infantil das empresas. Awee vem desenvolvendo jovens empreendedores, gerando empregos e reduzindo a pobreza.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br