Início Nosso Bairro Prefeitura passa a administrar aeroporto Professor Ernesto Stumpf

Prefeitura passa a administrar aeroporto Professor Ernesto Stumpf

0
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Na tarde desta quarta-feira (2) o Prefeito Felício Ramuth anunciou em entrevista coletiva a municipalização do Aeroporto Professor Ernesto Stumpf a partir de um convênio firmado com o governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e a Prefeitura Municipal. A medida já foi publicada no Diário Oficial da União.

Considerado de interesse público municipal, o convênio permitirá à Prefeitura deter a municipalização do aeroporto pelos próximos 35 anos, podendo ser pleiteada a renovação. Pelo convênio, a gestão continua sendo municipal, seguindo os interesses públicos do município.

Gestão privada

A Prefeitura dará início agora a estudos para lançamento da licitação para escolha da empresa privada que ficará responsável pela administração comercial do aeroporto. A licitação deverá ser concluída até dezembro de 2021. “A gestão agora será da Prefeitura. Temos 12 meses para realizar o processo de concessão do aeroporto para a iniciativa privada. Isso garantirá mais agilidade para atrair voos de passageiros, voos executivos, transporte de cargas, atrair empresas de comércio online. Isso fará toda diferença”, informou o Prefeito.

A Prefeitura continuará como a gestora municipal do convênio perante o governo federal. Pelo convênio, a Infraero ainda continuará administrando o aeroporto até o final de 2021 ou até quando for encerrada a licitação para escolha da empresa gestora do aeroporto.

Novos negócios

Para a Prefeitura, a futura concessionária que vencer a licitação terá grandes chances de atrair novos investimentos para o aeroporto, sobretudo nas áreas de e-comerce (comércio eletrônico), nacional e internacional, e, ainda, atração de mais voos cargueiros, executivos e também de passageiros (domésticos).

De acordo com estudo realizado pela Prefeitura e já apresentado à Secretária Nacional de Aviação Civil, o aeroporto de São José dos Campos conta com boa infraestrutura tanto para movimentação de cargas ou trânsito de passageiros.

Os dirigentes da Prefeitura ressaltaram o papel de diretores do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e também do reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Anderson Correia, para que o município obtivesse o direito à municipalização do aeroporto.

Segundo Anderson Correia, a Prefeitura dará um uso estratégico ao aeroporto para a cidade e região, tanto para transporte de cargas quanto para passageiros. “Em um ano esse aeroporto começa a decolar”, vislumbrou o reitor do ITA.

Com a eminência da assinatura do convênio, que ocorreu nesta quarta-feira, foi informado que ao menos 12 empresas do setor de comércio eletrônico e transportadoras já manifestaram interesse em eventualmente utilizar os serviços do futuro aeroporto municipalizado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile