Início Saúde Anvisa retira lotes falsificados de Mounjaro, Enhertu e Botox e proíbe implantes...

Anvisa retira lotes falsificados de Mounjaro, Enhertu e Botox e proíbe implantes hormonais manipulados

0
Foto: REUTERS/George Frey

A Anvisa determinou a retirada de lotes falsificados de medicamentos como Mounjaro, Enhertu e Botox e proibiu, em todo o país, a manipulação de implantes hormonais com nesterona em farmácias de manipulação. As medidas foram publicadas nesta sexta-feira (20).

O lote D838838 do Mounjaro (tirzepatida), indicado para diabetes tipo 2 e usado também para perda de peso, apresentou falhas na impressão da embalagem e irregularidades na data de validade. A agência proibiu a venda, o armazenamento e o uso desse lote.

No caso do Enhertu (trastuzumabe deruxtecana), utilizado no tratamento de câncer de mama e outros tumores HER2 positivos, o lote 416466 foi identificado com frascos fora do padrão, incluindo alterações na tampa e no acabamento. O Botox também teve lote suspenso: o C7936C3 apresentava divergência nas datas de fabricação e validade. A Anvisa já havia adotado medidas semelhantes envolvendo o Opdivo (nivolumabe).

Além dos medicamentos falsificados, a agência proibiu a manipulação, comercialização e propaganda de implantes hormonais com nesterona. A decisão inclui o recolhimento dos estoques. Segundo a Anvisa, a substância não tem aprovação de segurança e eficácia para esse tipo de aplicação. Esses implantes vinham sendo divulgados como “chips hormonais”, mas não possuem autorização para esse uso.

Também foi determinada a apreensão de anabolizantes e hormônios sem registro sanitário, como boldenona, oxandrolona, testosterona e anastrozol, anunciados por empresa não identificada.

A orientação é que pacientes e profissionais de saúde verifiquem o número do lote, a integridade da embalagem e a procedência dos medicamentos. Em caso de suspeita, o produto não deve ser utilizado e a vigilância sanitária deve ser acionada.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nox