Arquiteto Kongjian Yu morre em acidente aéreo no Pantanal

0

Referência em urbanismo sustentável, Yu foi criador do conceito de “cidades-esponja”

O arquiteto Kongjian Yu, reconhecido mundialmente por seu trabalho com urbanismo sustentável, morreu em um acidente de avião na noite de terça-feira, 23 de setembro. A queda ocorreu na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Aos 61 anos, Yu era conhecido por criar o conceito das “cidades-esponja”, projeto urbanístico focado na absorção e gestão eficiente das águas pluviais.

Além de Yu, estavam a bordo da aeronave de pequeno porte Cessna, prefixo PT-BAN, outras três pessoas. Nenhum dos ocupantes sobreviveu. O piloto Marcelo Pereira de Barros e os documentaristas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. também morreram.

A queda foi registrada na Fazenda Barra Mansa, uma área turística da região pantaneira conhecida por receber visitantes nacionais e estrangeiros. As causas do acidente estão sob investigação das autoridades competentes.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava habilitado para serviços aéreos privados, mas não possuía autorização para operar como táxi aéreo. O Registro Aeronáutico Brasileiro informa que a aeronave foi fabricada em 1958, adquirida pelo proprietário atual em 2015 e tinha autorização apenas para voos diurnos. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) era válido até 9 de dezembro deste ano.

Kongjian Yu era graduado pela Universidade Florestal de Beijing e doutor em planejamento urbano pela Universidade
Harvard, nos Estados Unidos. Atuava como professor na Universidade de Pequim e era diretor do escritório Turenscape, fundado em 1998. A empresa é considerada uma das maiores do mundo no setor de arquitetura paisagística.

O conceito de cidade-esponja, criado por Yu, busca responder aos desafios das enchentes e das mudanças climáticas com soluções baseadas na natureza. O modelo ganhou força após fortes chuvas em Pequim, em 2012, que causaram a morte de quase 80 pessoas.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui