Na manhã deste domingo (3), milhares de manifestantes se reuniram em São José dos Campos em um ato com pautas contrárias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A concentração ocorreu em frente ao Parque Vicentina Aranha, no centro da cidade, com início por volta das 10h.
O protesto integra um movimento nacional convocado por lideranças da direita e realizado em mais de 60 cidades brasileiras. Em São José, a mobilização contou com a presença de vereadores, deputados e representantes da região. Após os discursos, o grupo percorreu vias centrais da cidade, como as avenidas São João, Madre Paula e Nove de Julho, e retornou ao ponto inicial.
Entre as principais reivindicações dos manifestantes estavam o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Lula, além da anistia aos investigados e condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Também houve críticas às medidas judiciais impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar nos fins de semana.
O ato acontece no contexto de investigações conduzidas pelo STF sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. Jair Bolsonaro é réu em um dos processos, que apura articulações para contestar a vitória de Lula nas urnas. A condução das investigações é feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações relacionadas aos atos.
Imagens: Esrom Velenich/Life Informa