Com o cronograma adiantado, RioSP prevê entrega da nova Serra das Araras em 2027

0
Foto: Divulgação / RioSP

Com o cronograma adiantado, a concessionária RioSP anunciou que a nova Serra das Araras deve ser concluída um ano antes do prazo previsto. A entrega, inicialmente programada para 2028, agora está prevista para março de 2027.

Controlada pela Motiva, antiga CCR, a RioSP informou que o avanço nas etapas de execução permitirá antecipar a entrega das pistas de subida e descida da serra. O plano original previa a conclusão da pista de subida em março de 2028 e da descida em março de 2029. Com o novo ritmo das obras, ambas devem ser finalizadas até março de 2027.

Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o projeto contempla duas novas pistas, com quatro faixas em cada sentido, no trecho mais crítico da Via Dutra. Um ano e cinco meses após o início das intervenções, a obra já atingiu 46% de execução física.

A nova Serra das Araras é considerada a principal intervenção da atual concessão da Via Dutra. O novo traçado foi projetado para ampliar a segurança viária e reduzir o tempo de viagem entre Rio de Janeiro e São Paulo. A expectativa é de que o percurso de subida, no sentido São Paulo, seja 25% mais rápido, enquanto o trajeto de descida, no sentido Rio de Janeiro, apresente redução de até 50% no tempo de deslocamento.

Atualmente, o tráfego na serra é dividido por oito quilômetros, entre os quilômetros 233 e 225 da rodovia. O projeto inclui a construção de 24 novos viadutos, com o objetivo de suavizar curvas e melhorar a fluidez do tráfego. Um deles já foi concluído.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui