Início Outras Reportagens Começaram os preparativos para o maior evento de estudos espaciais do mundo...

Começaram os preparativos para o maior evento de estudos espaciais do mundo que será realizado em São José

0
Foto: Cláudio Vieira

O SSP23 (Space Studies Program) é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo e será realizado entre os dias 26 de junho a 25 de agosto em São José dos Campos.

Diretores da ISU (International Space University), organizadora do evento, estão na cidade para definir em conjunto com o LOC (Comitê Organizador Local) várias providências para a realização do SSP23.

Entre outras deliberações, está a avaliação dos locais onde serão realizados os eventos públicos do programa, como as cerimônias de abertura e encerramento, painel de astronautas, competição de robótica e de foguetes, lançamento de balões estratosféricos, entre outras atrações. Os eventos públicos são gratuitos e a realização tem o objetivo de integrar a comunidade ao programa de estudos espaciais.

A Prefeitura também apresentou um planejamento especial de transporte público para as nove semanas de realização do evento. A previsão é que São José receba durante o programa cerca de 500 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes, cientistas, pesquisadores, astronautas e líderes mundiais de agências espaciais.

Em entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (6), o diretor da ISU, Goktug Karacalioglu, afirmou que um dos objetivos do programa é apresentar estudos e projetos de temas relacionados à cidade sede e ao país. Entre os temas abordados na SSP23, estarão soluções de aplicações do espaço para cidades inteligentes, segurança hídrica e evitar a colisão de satélites em órbita.

“O programa completa 35 anos em 2023, e para a ISU é um orgulho trazer o evento pela primeira vez ao Brasil e a São José dos Campos, sinônimo de desenvolvimento tecnológico no país”, afirmou Goktug.

Planejamento

Também presentes em São José dos Campos, integrantes do corpo docente do SSP23 estão planejando e definindo o currículo que será aplicado durante os cursos. A previsão da ISU é que se tenha mil horas de conteúdo acadêmico.

Os estudos acadêmicos serão realizados no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que submeteram com a Prefeitura a proposta para sediar o evento.

O Space Studies Program também tem o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, da AEB (Agência Espacial Brasileira), do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Programa

O SSP é considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 5 mil profissionais de mais de 100 países.

É um programa intensivo de dois meses realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo. Ele oferece aos participantes uma experiência única e abrangente de desenvolvimento profissional, que contempla todos os aspectos de programas e empreendimentos espaciais.

Esta é a primeira vez que o SSP é realizado no Brasil, e a segunda em um país da América Latina, em 35 anos de existência.

O anúncio de São José dos Campos como sede do evento no próximo ano ocorreu no início de julho, durante a edição do programa em Portugal.

Mais informações no site oficial do SSP23.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile