Conflito entre GCM e moradores marca retirada de parquinho na Vila Unidos

0

Na manhã desta segunda-feira (22), um conflito entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e moradores da Vila Unidos, em São José dos Campos, marcou a retirada de um parquinho e de uma academia ao ar livre do bairro.

Um vídeo registrado por moradores mostra o momento em que um dos guardas utiliza spray de pimenta para dispersar pessoas que protestavam contra a remoção dos equipamentos.

De acordo com a Prefeitura, a área será destinada à construção de um empreendimento habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com 28 apartamentos voltados a famílias cadastradas no Programa Habitacional. Segundo o Prefeitura, trata-se de uma iniciativa piloto da companhia para viabilizar moradias em terrenos íngremes e de encosta.

A administração municipal informou ainda que a retirada de seis árvores exóticas foi autorizada e que o parquinho e a academia ao ar livre serão reinstalados em outro terreno da mesma rua, considerado mais plano e adequado para as atividades, que passará por melhorias antes de receber os equipamentos.

Sobre a ação da GCM, a Prefeitura declarou que a corporação acompanhou a operação e utilizou spray de pimenta para dispersar manifestantes, recurso classificado como arma não letal.

O vereador Roberto Chagas (PL) esteve no Paço Municipal e protocolou um ofício junto com um abaixo-assinado pedindo a paralisação das obras. Em nota, ele criticou a remoção do parquinho e da academia sem comunicação prévia à comunidade e afirmou que “as famílias foram retiradas à força, com spray de pimenta, em uma situação inaceitável”. Em uma live em seu Instagram, o parlamentar anunciou a saída da base do governo Anderson e criticou a gestão.

O caso continua gerando repercussão no bairro, que deve receber os primeiros trabalhos de preparação do terreno ainda nesta semana.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui