COTIDIANO
Por Viviane Galisteu Maceron
Edição 03 – Julho de 2012
AH!… NOSSOS CÃES!…
Gente, fico impressionada com a quantidade de cães que existe em meu residencial e no nosso bairro!… também contribuo para essa população, porque tenho uma cadela linda, maravilhosa, companheira, enfim, um amor de cachorro.
Sei que todos que possuem animais, principalmente cães, acabam por tratá-los como parte da família. É natural, afinal eles passam todo o tempo ao nosso lado.
Cuidar de cães exige paciência, boa vontade e responsabilidade.
Mas, também há pessoas que não possuem cães, ou outro bicho de estimação e que têm o direito de não gostar de conviver com eles.
Vou explicar melhor: Não é justo achar que nosso cão, aquela gracinha, seja manso(a) na rua como é em casa. Se o seu cão que brinca com seus filhos, é um primor de delicadeza, saiba que na rua, solto, pode se tornar um grosseirão, que avança, rosna e pode morder alguém, ou até arrumar briga com outro cão.
Se seu cão, em casa, só faz suas necessidades em lugar um determinado, saiba que solto ele pode sujar justamente a rua ou o bem cuidado jardim de sua vizinha. Saiba também que ninguém gosta de ver a roda de seu carro com xixi de cachorro, mesmo que seja de um lindo cão com um pedigree de primeira … xixi é xixi.
Vamos lembrar também que, se seu filho(a) de 10 anos acha que pode controlar seu cão que pesa 30 quilos, a verdade é que ele não pode mesmo! Não são poucas as vezes em que assistimos a cães arrastando seus donos mirins, oferecendo riscos para quem caminha tranquilamente e para a própria criança.
Sei de muitas pessoas que não caminham porque têm medo de cães soltos, aqueles mansinhos que, segundo seus donos, não fazem mal a ninguém. Pois é, sempre digo que todo cachorro tem seu dia de cão, e nessas horas pode fazer uma vítima.
Há pessoas que sofrem traumas por anos, por terem sido atacadas por um cão.
Eu poderia fazer, aqui, uma bíblia de tudo que vejo e ouço sobre cães em nosso bairro, em nosso condomínio. Como disse no início, também tenho um cão; mas já tive de mudar de calçada para desviar de sujeira de cão, evitar lugares que tenham cães soltos, limpar sujeira em meu jardim. Pois é, também sou penalizada pela irresponsabilidade de alguns.
Sim, acredito que a grande maioria tem responsabilidade sobre o animal que tem em casa. Vivemos em condomínios, em bairros, não estamos sós, optamos por uma vida em comunidade, vamos, então, exercer nossa cidadania.
Não é certo achar que só nós temos direitos. Temos deveres, temos de nos orgulhar de um lugar limpo, civilizado. Um lugar onde crianças, idosos e também deficientes tenham liberdade e segurança para caminhar.
Não precisamos brigar… afinal, se nos orgulhamos tanto de nossos cães, tão educados… vamos também dar o exemplo, conversar… pedir… mostrar o erro… vamos provar nossa responsabilidade como cidadão… ficará mais fácil quando tivermos de cobrar de outros… mas vamos dar o exemplo primeiro…
Afinal irracionais, só nossos cães… será?
Viviane Galisteu Maceron é cronista e moradora do Urbanova
Contato: vgm10@terra.com.br.
É BOM SABER
Em São José dos Campos existe uma delegacia no Jardim Paulista que trata de atendimento no que tange às questões de animais, domésticos ou silvestres, abandonados e que sofreram maus tratos.
2ª. Delegacia de Polícia
Praça Carlos Gomes, 203 – Jardim Paulista, Tel.: 3921-2112.
Maltratar animal é crime, previsto em Lei Federal (artigo 32 n.9605/98), passível de detenção de 3 meses a 1(um) ano e multa. A denúncia pode ser anônima.
Polícia Ambiental: 3921 0987
Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br