Início Nosso Bairro Crianças do Urbanova são semifinalistas em hackathon da NASA

Crianças do Urbanova são semifinalistas em hackathon da NASA

0
Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo de seis crianças do Urbanova foi classificado para a semifinal do NASA Space Apps Challenge 2025, um hackathon global promovido pela Agência Espacial Americana. O projeto semifinalista, intitulado “Clima Espacial”, foi desenvolvido por Mattia de Oliveira Scarminio, Alice Martins Costa, Ana Sofia Moreira Nascimento Silva, Olavo Carrara Rodrigues, Miguel Sampaio Campos Albino e Arthur Formoso Zamprogno.

O projeto ensina conceitos científicos para crianças por meio de histórias em quadrinhos, unindo ciência, criatividade e comunicação acessível. “O objetivo é ensinar ciência de criança para criança, utilizando histórias em quadrinhos como forma de aprendizado”, explicam os participantes.

Marcia, mãe de Mattia, de 11 anos, conta que o interesse do filho por ciência vem de longa data: “Mattia sempre gostou de criar histórias, desenhar e estudar. É um grande admirador da NASA e, com o hackathon, viu a oportunidade de unir aquilo de que gosta a um propósito maior.” ela afirma que os seis integrantes desenharam em sulfite A4, pintaram e fizeram as gravações pelo celular.

Foto: Arquivo pessoal

O grupo foi orientado por Felipe Ribeiro Tanso, fundador e CEO da SkyFix Soluções Interativas e organizador da etapa regional do NASA Space Apps Challenge em São José dos Campos. Segundo ele, a iniciativa aproxima crianças e jovens do aprendizado científico, incentivando o desenvolvimento de ideias com impacto social e educacional.

Felipe explica como funcionou esta edição: “em 2025 há 18 desafios propostos por especialistas, cobrindo temas de observação da Terra, espaço, ciência de dados, apps, storytelling e mais. Você forma time (ou entra em um) e constrói um projeto open-source.”

O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro, com o tema “Learn, Launch, Lead” (“Aprender, Lançar, Liderar”). Nesta edição, o hackathon reuniu 114 mil inscritos, organizados em 18.860 equipes, com mais de 11.500 projetos submetidos em 167 países.

Para as crianças, chegar à semifinal representa reconhecimento e incentivo. Mattia destaca que unir o gosto por desenhar e pela NASA foi uma experiência marcante. Miguel relata que o projeto despertou um novo interesse por quadrinhos. Já Alice e Ana Sofia afirmam que participar foi uma realização pessoal e uma oportunidade de representar São José dos Campos.

A próxima fase de avaliação ocorre ainda em novembro, quando os jurados da NASA selecionarão os finalistas globais. O projeto proporciona aprendizado prático em áreas como ciência de dados, programação, design e comunicação, além de oferecer acesso a dados reais da NASA e de seus parceiros. Também possibilita conexão com uma rede global de eventos e mentores, e reconhecimento em níveis local e internacional.

Nesta edição, o evento registrou 114.094 participantes, distribuídos em 18.860 equipes, com 11.511 projetos submetidos em 167 países e territórios, além de 551 eventos locais, incluindo oito mil inscrições na versão universal online.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile