Cinco escolas confirmam participação no retorno do carnaval de rua da cidade. São elas: Sol Nascente, Acadêmicos da Santa Cruz, Balaioo, Estrela de Prata e Raízes Jovens
Após mais de uma década de ausência, os desfiles das escolas de samba estão oficialmente de volta às ruas de São José dos Campos. Neste domingo (24), uma apresentação especial marcou a retomada do Carnaval de avenida na cidade, reunindo sambistas, representantes das cinco escolas participantes e moradores que acompanharam a programação.
O evento funcionou como uma prévia do desfile oficial e contou com apresentações das baterias das escolas, homenagens e a apresentação da Corte do Carnaval 2026, formada pelo Rei Momo, Rainha, Princesa e o Cidadão Samba. Cada escola teve 20 minutos para mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido para o retorno do Carnaval joseense.

Segundo o diretor-presidente da Ares (Associação Representativa das Escolas de Samba de São José dos Campos), André de Castro, conhecido como Andrezinho, a apresentação simboliza o resultado de um esforço coletivo para recolocar o samba na rua após 13 anos. De acordo com ele, o público já pôde ter uma amostra do que será apresentado no desfile oficial.
O desfile das escolas de samba está marcado para o dia 16 de fevereiro, a partir das 19h. As agremiações irão percorrer a Avenida Nelson D’Ávila, passando pela Praça Afonso Pena, seguindo pela Rua 15 de Novembro até a esquina com a Rua Coronel José Monteiro, no centro da cidade.
Escolas que participam do desfile
As cinco escolas selecionadas representam diferentes momentos e histórias do Carnaval de São José dos Campos.
A Escola de Samba Sol Nascente, fundada em 17 de março de 1995, é presidida por Antonio Carlos Pedro Júnior. Com cerca de 200 componentes, a escola levará à avenida o enredo “Parintins”.
A Acadêmicos da Santa Cruz, criada em 21 de outubro de 2000, tem como presidente David dos Santos Gomes, o Da Vila. A agremiação contará com aproximadamente 250 integrantes e apresentará o enredo “Chocolate, o doce alimento dos Deuses”.
Fundada em 6 de fevereiro de 2015, a Escola de Samba Balaioo é presidida por Bruno Frederico dos Santos, conhecido como Mr. Fred. Com cerca de 200 componentes, a escola celebra uma década de trajetória com o enredo “Balaioo, 10 anos de amor e tradição”.
A Escola de Samba Estrela de Prata, fundada em 18 de maio de 2000, é presidida por Salatiel Alves Pereira Junior. Com aproximadamente 200 integrantes, a escola presta homenagem à cidade com o enredo “Generosos São Meus Ares Minha Terra”.
Já a Escola de Samba Raízes Jovens, criada em 20 de março de 2005 e presidida por Haydee Salim, também levará cerca de 200 componentes à avenida. O enredo escolhido é “Preservação, Reciclagem, Consciência e Cidadania – o ciclo de amor que transforma o corpo, a mente e a alma”.
Desfile das Escolas de Samba de São José dos Campos
Data: 16 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
Percurso: Avenida Nelson D’Ávila, passando pela Praça Afonso Pena, seguindo pela Rua 15 de Novembro até a esquina com a Rua Coronel José Monteiro, no Centro
Entrada gratuita
Escolas participantes: Sol Nascente, Acadêmicos da Santa Cruz, Balaioo, Estrela de Prata e Raízes Jovens
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br












