Em mais uma ação do programa São José Unida, forças de segurança realizaram prisões na última quinta-feira (18), na região sul de São José dos Campos. A operação resultou na prisão em flagrante de sete adultos e na apreensão de três menores.
A ação foi conduzida por guardas civis municipais e policiais civis durante diligências voltadas à apuração de crimes patrimoniais e ao tráfico de drogas.
Durante a operação, foi apreendida uma motocicleta que teria sido furtada de uma loja da região sul no dia 28 de novembro. O veículo estava no imóvel investigado.
No local, também foram encontradas drogas, como haxixe e maconha, além de uma balança de precisão e anotações relacionadas à comercialização de entorpecentes.
As equipes apreenderam ainda um revólver calibre 38, munições, dois simulacros de armas de fogo e aparelhos celulares. Objetos usados para arrombamento de veículos, diversas chaves de automóveis, duas placas de caminhões do Paraná e um bloqueador de sinal do tipo jammer também foram localizados.
Após a apresentação à autoridade policial, foi constatado que um dos suspeitos adultos era foragido da Justiça. Os sete adultos, sendo quatro homens e três mulheres, foram encaminhados à Cadeia Pública de Caçapava.
Os três menores apreendidos foram levados à Fundação Casa de São José dos Campos. Todos permaneceram à disposição da Justiça.
Os envolvidos irão responder por crimes como furto, tráfico de drogas, organização criminosa, receptação qualificada e porte de arma de fogo de uso restrito.
Segundo a polícia, o avanço das investigações contou com monitoramento de redes sociais e informações repassadas por moradores, o que levou à localização do imóvel no bairro Rio Comprido, com apoio da Guarda Civil Municipal.
O programa São José Unida foi criado em 2017 e reúne órgãos de segurança pública e fiscalização urbana. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo indicam redução em índices como roubos e furtos desde a implantação da iniciativa.
