Entrevista: Eliane Maia (Presidente ACI) sobre a retomada do comércio

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Depois de um período muito conturbado, os comerciantes começaram a respirar aliviados com o fim das restrições das atividades comerciais em função da pandemia do coronavírus. Desde o dia 17 de agosto acabaram as limitações de horário de funcionamento e ocupação de estabelecimentos comerciais e serviços impostas pelo Plano São Paulo.

Entrevistamos a presidente da ACI (Associação Comercial Industrial) Elaine Maia sobre a expectativa para o segundo semestre.

Elaine, como deve ser a retomada das atividades comerciais sem as restrições de horário de funcionamento e capacidade de atendimento?

Estamos entrando em um novo momento. É como quando acontece uma enchente em uma cidade, você limpa tudo, recolhe o que se pode recolher, e começa a reconstruir.

As expectativas são muito boas. Já tivemos uma sinalização positiva no Dia dos Namorados, quando as vendas superaram em 60% as vendas do ano passado. Temos uma demanda reprimida muito grande, então acreditamos que essa retomada seja até melhor do que a gente imaginava. Alguns setores, como o de eventos, ainda terão que lidar mais um pouco com as restrições, promover eventos menores e com mais frequência. A tendência são os eventos menores, com experiências diferenciadas ao público.

O PIB positivo é um importante aspecto econômico que vem sendo observado. Neste segundo semestre, com a maior parte da população vacinada, fim das restrições e conscientização sobre o respeito aos protocolos, certamente vamos terminar esse ano bem melhores do que começamos.

Você foi convidada a fazer parte do Comitê de Enfrentamento a Pandemia, da Prefeitura de São José dos Campos. Qual é a importância dessa representação dos comerciantes no comitê?

Fiquei muito grata pela oportunidade de participar. Pude levar a visão e demanda dos empresários, não somente dos associados da ACI, mas de todos os empresários da cidade. Fomos muito respeitados e acolhidos. Reforço, aqui a seriedade do comitê, que sempre nos ouviu e fez o possível para atender nossas solicitações e sugestões.

A abertura de pequenas empresas cresceu 22% na pandemia em São José. A que você atribui essa formalização de novos negócios?

Temos na ACI o Escritório Regional da Junta Comercial. Durante todo esse período da pandemia, analisamos mês a mês o balanço de empresas abertas e fechadas e, em todos os meses, tivemos mais empresas abrindo do que fechando. Conseguimos nos manter sempre com saldo positivo.  O saldo foi de 1920 empresas a mais do que as fechadas, a maior parte no ramo de serviços, principalmente relacionados a tecnologia.

A solução para muitos empresários durante a pior fase da pandemia foi a adesão aos programas de incentivo do governo, renegociação de aluguel e empréstimos, mas, agora essa conta vem. Quais são as orientações para que as empresas alcancem novamente o equilíbrio?

O fluxo de caixa é fundamental para todas as empresas. Agora é hora de levantar todas as contas, despesas e analisar todo o cenário. Veja tudo o que você pode melhorar tanto no fluxo de receita como de despesa. Sugiro evitar ao máximo contrair qualquer despesa parcelada, com juros. Verifique o que você consegue negociar com seus fornecedores, negocie prazo, para você evitar pagar multa e encontre formas de impulsionar seu negócio para elevar a renda.

Quais as dicas para precificação dos produtos?

Muitos empresários acabam tendo prejuízo por não conseguirem constituir bem o preço do produto, então é importante ter a ajuda de um contador. É fundamental analisar se você realmente está tendo lucro na venda. A composição do preço não é apenas o valor que se paga pelo produto e o valor da venda, tem o imposto, tem que pagar diferencial de alíquota na compra de mercadoria fora do estado de São Paulo. Existe comissão de venda? Qual o percentual? Então tudo precisa ser analisado. Por exemplo, uma pessoa que produz salgados em casa, não basta apenas calcular o gasto com os ingredientes, precisa ver quanto se gasta de gás, energia elétrica, água, limpeza, embalagem, divulgação, pró-labore entre outros.

Depois dessa análise minuciosa, é preciso analisar os concorrentes, entender se o mercado vai aceitar seu preço e, se for necessário, reduzir um pouco e projetar quanto se deve vender para pagar os custos e ainda obter lucro.

Importante entender a precificação errada pode te levar a um grande prejuízo e inviabilizar seu negócio.

A promoção é uma boa estratégia de venda?

A promoção pode ser uma boa estratégia dependendo do nicho. O ideal é selecionar um produto em promoção e usá-lo como chamariz para levar o cliente a sua loja e, então, agregar outros itens a compra e aumentar o tíquete médio. Não se pode esquecer da importância do bom atendimento, todos buscam isso. Uma boa relação entre o vendedor e o consumidor pode garantir o sucesso do seu negócio e fidelização de clientes.

Você precisa conhecer seu negócio profundamente, saber o que seu concorrente está fazendo, melhorar a venda na internet, entender seu funil de vendas, a imagem do produto, exposição no ponto de venda, entre outras ações.

Quais são os planos da ACI para o segundo semestre?

Vamos investir ainda mais em capacitação. Estamos trazendo para a cidade uma Faculdade Corporativa, da Faculdade do Comércio. Estamos também com uma parceria boa com o SENAI para focarmos em cursos, congressos e fóruns, trazer grandes eventos que realmente ajudem o empresário. Vamos buscar parcerias com investimentos externos para que a gente possa otimizar mais a economia.

Queremos levar os projetos da ACI para os bairros, chegar mais próximo dos empresários para que possamos ajudar a melhorar a performance dos empresários e ajudar também na economia da cidade.

Outras informações: www.acisjc.com.br

Clique aqui e assista a entrevista completa realizada pela Revista Urbanova em parceria com a 012 News. 

 

 

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