ENTREVISTA: Prefeito anuncia previsão de início das obras do novo acesso ao Urbanova

0

Anderson Farias detalha infraestrutura, saúde pública e disputa territorial em entrevista ao UrbaCast

Em entrevista ao UrbaCast – o podcast da Revista Urbanova, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, apresentou um panorama atualizado sobre alguns dos principais temas de interesse dos moradores do Urbanova. Entre os destaques, o chefe do Executivo municipal anunciou a previsão de início das obras do segundo acesso viário ainda no primeiro semestre do próximo ano.
A conversa também abordou melhorias previstas para a Estrada do Jaguary, o avanço do projeto das trilhas ecológicas e a implantação de uma nova unidade de saúde em parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Qual é a situação atual do projeto de implantação do novo acesso ao Urbanova e como está o processo de viabilização financeira?

Hoje o projeto está pronto. Já temos o projeto executivo concluído e estamos viabilizando a questão financeira. O segundo acesso já está definido pela região da Esplanada do Sol, passando pela Estrada do Jockey Club e conectando próximo ao Montserrat. Para isso, dependemos ainda da aprovação de novos loteamentos, porque cada empreendimento nessa região, como os do entorno do Alphaville,  é responsável por executar parte das novas vias e também por contribuir financeiramente com o consórcio que mantém o fundo destinado à obra.
Atualmente, esse fundo tem cerca de 17 milhões de reais. Se todos os novos loteamentos forem aprovados e contribuírem, chegaremos a aproximadamente 38 ou 40 milhões. Mas estamos falando de uma obra que custa mais de 130 milhões.

Como a Prefeitura pretende cobrir a diferença de custos para execução do novo acesso?

Estou buscando viabilizar os recursos com o próprio orçamento do município para que possamos iniciar as obras, no máximo, no primeiro semestre do ano que vem. Essa é a nossa expectativa. Já esperávamos ter todas as aprovações dos novos loteamentos ainda este ano, o que ajudaria no andamento do processo.

Há previsão de melhorias na Estrada do Jaguary, importante rota alternativa, mas ainda precária?

O próximo passo é a implantação de iluminação pública. A via continuará como estrada rural, sem pavimentação por enquanto, mas a iluminação já representa melhora importante. Fazemos intervenções paliativas e manutenções constantes, sempre pensando na segurança. Também já temos o projeto executivo para o asfaltamento no futuro.

 

Como a Prefeitura avalia a discussão sobre limites territoriais na região do Urbanova?

Vemos o processo de forma positiva. Existe um equívoco quando se fala em invasão de terra ou regularização de impostos. Há um bairro de Jacareí dentro da área do Urbanova (Bairrinho), mas quem faz grande parte do atendimento é São José. Considero válido aprofundar essa discussão para transformar essa divisa invisível em uma demarcação mais clara. Hoje não há um limite natural, como um rio ou linha férrea, que facilite essa identificação.

Há novidades sobre o projeto das trilhas, que aguardava manifestação da CETESB há mais de um ano?

Recebemos recentemente uma manifestação da CETESB solicitando alterações no traçado das trilhas. Já fizemos as adequações e reenviamos o projeto para reavaliação, inclusive nesta manhã. São ajustes em pontos muito próximos a áreas de conservação. Esperamos que, após essa resposta, o processo avance com mais agilidade, já que aguardamos essa manifestação por um ano.

Como está o projeto da nova unidade e quais serviços serão oferecidos ao Urbanova?

Hoje a referência do bairro é a UBS da Avenida Anchieta. Já realizamos ações em parceria com a Univap, especialmente em períodos de vacinação, e têm dado muito certo. Com isso, a ideia é criar uma unidade avançada utilizando a estrutura da universidade, sem a necessidade de construir um novo prédio. O termo de cooperação está sendo finalizado.

Há previsão para início das atividades?

Queremos que comece a funcionar no segundo semestre de 2026. Temos cerca de oito meses para concluir o processo, estruturar a unidade e organizar a rede de profissionais. A Univap já é nossa parceira no atendimento da clínica veterinária e, agora, ampliamos essa cooperação também para a saúde.

A entrevista completa está disponível na TV Urbanova no youtube (youtube.com/revistaurbanova) e no Spotify (UrbaCast) 

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui