Em dezembro de 2017 realizamos uma entrevista ao vivo com o prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth no facebook da Revista Urbanova. Devido à relevância dos assuntos abordados, apresentamos aqui a reprodução dessa conversa.
Revista Urbanova: O bairro passou no ano passado por momentos de tensão com assaltos ao comércio, violência e “fluxos”. A estrada do Jaguary tem sido rota frequente de fuga dos bandidos. Quais medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura para garantir mais segurança à população?
Felício Ramuth: Vamos implementar o Portal Eletrônico de Segurança. Todas as entradas e saídas, inclusive a do Jaguary, terão um sistema eletrônico. A partir dessas imagens, vamos conseguir fotografar todas as placas que passarem pelo nosso sistema eletrônico. Isso vai oferecer mais segurança à população e nos ajudar a rastrear esses veículos, então, se você tiver um veiculo roubado no Urbanova, poderá ligar para o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar). Desta forma, conseguimos acompanhar esse veículo nos 92 pontos na cidade que terão a tecnologia OCR (Reconhecimento de Caracteres Óticos). No Urbanova, provavelmente terão 5 ou 6 pontos. Aquele radar que fica em frente ao condomínio Chácara dos Eucaliptos (Lineu de Moura) será deslocado para as proximidades da ponte, logo ali na curva. Será instalado um radar próximo à rotatória do Clube Santa Rita já que nesses pontos são registrados muitos acidentes de trânsito. Na Lineu de Moura voltará ao funcionamento a lombada eletrônica que em frente aos colégios. Além desses radares que irão registrar as placas dessa saída principal do bairro, outros leitores de placas serão instalados na saída para a região norte (Estrada do Jaguary). Ou seja, serão instalados mais 4 ou 5 equipamentos além dos já existentes no Urbanova.
Para esse serviço já foi feita a licitação e o compromisso é da conclusão de todas as instalações até o mês de março.
Revista Urbanova: Então esse Portal do Segurança é aposta da Prefeitura para combater o fluxo no bairro e melhorar a segurança?
Felício Ramuth: A questão da segurança é uma obrigação do Estado, mas o município pode ajudar. Eu tenho certeza que o roubo de veículos vai diminuir muito após a instalação dos portais. Irá auxiliar também no problema do fluxo na região do Urbanova, que é algo que ainda não conseguimos resolver. Estamos mobilizados, cobrando também da Policia Militar uma maior participação para que nos ajude a resolver o problema do fluxo no Urbanova. Já conseguimos em outras regiões da cidade. A Av. Anchieta, por exemplo, tinha um problema como esse e conseguimos resolver. O foco passa a ser agora o Urbanova. O que posso adiantar é que a prefeitura tem se empenhado e a Policia Militar também para que a gente possa reforçar a fiscalização. Com o recurso da fiscalização eletrônica, certamente teremos sucesso em combater essa prática que tem atrapalhado a vida de muita gente.
Revista Urbanova: Quais são as informações atualizadas sobre uma alternativa de acesso ao Urbanova?
Vou começar falando sobre as melhorias do acesso já existente: Iremos concluir até março a extensão da terceira faixa na Av. Lineu de Moura até a via oeste. Faremos também um alargamento da ciclovia no trecho do Cond. Chácara dos Eucaliptos, que é compartilhada e está estreita.
Provavelmente no mês de fevereiro daremos início a obra na rotatória da Benedito Ortiz, que desce entre o Sunset e Colinas, para que os veículos que venham do Urbanova possam, pela Via Oeste chegar até o Aquarius, sem passar pela rotatória do Colinas, desafogando assim o trânsito.
Já sobre o novo acesso, ainda temos um empreendedor que tem uma grande área que desistiu de fazer o empreendimento. Certamente teremos outros empreendimentos que contribuirão com os recursos da contrapartida. Hoje já existem 15 milhões depositados. Será feita uma nova ponte sobre o Rio Paraíba que se estenderá até a Avenida Jóquei Clube, em frente ao condomínio Esplanada do Sol. Essa será a nova ligação do Urbanova!
Revista Urbanova: O Parque Ribeirão Vermelho enfrenta alguns problemas de falta de manutenção. Como a prefeitura pode atuar para garantir o bom funcionamento do parque?
Felício Ramuth: O Parque Ribeirão Vermelho tem poucos casos de vandalismo, mas a população também precisa ajudar a cuidar do parque. O centro de lazer precisa de sombra! Realizamos várias ações junto à comunidade e plantamos diversas árvores. Os parques – não somente o Ribeirão Vermelho, precisam de um investimento na parte de zeladoria e portaria. Estamos agora fazendo uma licitação que deve ser concluída em abril ou maio pra oferecer volume de serviço mais adequado. É comum a gente ter um porteiro em uma portaria, na outra não ter. Nós acabamos assumindo esse parque com uma deficiência de mão de obra, vamos cobrir essa deficiência com uma licitação da OS. Queremos melhorar o atendimento a população e ter melhor controle de entrada e saída. Em 2017 estávamos arrumando a casa. Agora em 2018 começaremos a investir em outras áreas que não pudemos priorizar no ano passado.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br