O Urbanova é considerado um dos melhores bairros de São José dos Campos e a procura de imóveis por aqui só aumenta, especialmente por pessoas de fora da cidade.
São José dos Campos é considerada a 5ª melhor cidade do Brasil para se viver e trabalhar, segundo um levantamento publicado pela Revista Exame em 2021 com base em dados compilados pela consultoria Macroplan.
E foi aqui, no início da pandemia, que a guitarrista, compositora, produtora e cantora Mônica Agena (43) escolheu para viver. Nascida em Santos, trilhou uma trajetória de sucesso e ultrapassou barreiras para conquistar o reconhecimento nacional. Ganhou prestígio acompanhando artistas como Emicida, Natiruts, Arrigo Barnabé, Fernanda Takai e outros. “Fazer parte do Natiruts foi a minha primeira grande oportunidade. Isso foi em meados de 2004, quando havia pouquíssimas instrumentistas mulheres. Hoje entendo a magnitude disso, pois vejo as mulheres ocupando todos os espaços e sendo reconhecidas no cenário musical”, comentou Mônica.
O caminho natural foi lançar seu trabalho autoral, Moxine, com o qual atravessou fronteiras participando de festivais internacionais (Liverpool Sound City/Inglaterra, SxSW/EUA) e alcançou o topo da lista Viral 50 Brasil no Spotify com o single “Marlon”.
Como diretora musical, coordenou por três anos consecutivos o Prêmio WME (Women’s Music Event) com transmissão ao vivo para o canal TNT e apresentações de artistas, como Luísa Sonza (Altas Horas), Céu e Rael (Live Passiflora) e Raquel Virgínia (ex integrante do trio As Baías).
Em sua produtora de som, Tokyo Beat, onde produz música para marcas e artistas, já trabalhou com Rael, Fióti, Marissol Mwaba, Gali Galó – grande referência do queernejo (vertente LGBTQIA+ do sertanejo), além de marcas, como Tik Tok, Lycra, Íntimus, Aussie Grill, Outback, RAM, Intermarine Yacht e outros.
Ao longo de sua carreira, Mônica trabalhou com produtores, como Liminha, Miranda, Pupilo (Nação Zumbi) e participou de produções musicais, como “Prêmio Multishow” – homenagem a banda Titãs, “Som Brasil” com Fernanda Takai – homenagem o grupo Clube da Esquina, além de aparições em programas, como Caldeirão do Huck, Faustão e Altas Horas.
Recentemente, viveu um dos mais emocionantes momentos de sua trajetória profissional, ao ser convidada a participar da homenagem a Taylor Hawking, baterista do Foo Fighters, que morreu aos 50 anos, dois dias antes de se apresentar no Lollapalooza. “Apesar da circunstância triste, foi um momento muito emocionante e me senti honrada por ter sido convidada. Uma homenagem no palco principal do festival, ao lado de grandes nomes da música para uma multidão de fãs do Foo Fighters, sem dúvida ficará marcado para sempre em minha memória. Foi muito emocionante”.
E, é aqui em São José dos Campos, no Urbanova, que Mônica tem passado a maior parte do tempo. Seus pais já moravam no bairro desde 2016 e ela se apaixonou pela região. “Eu amo morar aqui. Vim em busca de qualidade de vida. Gosto de caminhar com meu cachorro, frequento bastante o Parque Ribeirão Vermelho, utilizo o comércio local e, graças a tecnologia consigo acompanhar muitos trabalhos do meu estúdio em casa”.
Com o intuito de contribuir com a jornada de novos instrumentistas, lançou um curso online de guitarra para quem tem vontade de aprender a tocar.
Acompanhe o trabalho da Mônica Agena pelo instagram @monicaagena
Quem você gostaria de ver aqui nessa coluna?
Essa foi uma sugestão da leitora Elaine Gonçalves que reconheceu Mônica na rua e entrou em contato com nossa redação! Participe você também. Nosso whatsapp é (12) 97402-0740
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br