Morador de São José dos Campos desde a adolescência, Jarbas Dias Ferreira esteve entre os brasileiros que combateram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ele viveu por mais de nove décadas na cidade, onde construiu também sua trajetória profissional e manteve ligação com o Tiro de Guerra.
Jarbas morreu nesta sexta-feira (11), aos 104 anos. Após a morte do ex-combatente, a Prefeitura decretou luto oficial de três dias, com efeitos a partir desta sexta. O decreto será publicado na próxima edição do Diário do Município.
Nascido em Mogi das Cruzes, em 1921, ele se mudou para São José em 1934, ainda adolescente. Na cidade, começou a trabalhar na Tecelagem Parahyba, onde permaneceu até a Segunda Guerra mudar o rumo de sua trajetória.
Durante o conflito, Jarbas passou a integrar a FEB e foi enviado à Itália. Com o fim da Segunda Guerra, retornou a São José e retomou o trabalho na Tecelagem Parahyba.
Mais tarde, deixou a indústria e seguiu para o comércio. Durante anos, ficou à frente da tradicional Bicicletaria Brasil, na Avenida Rui Barbosa, em Santana, na região norte.
A experiência vivida durante a guerra também manteve Jarbas próximo do Tiro de Guerra de São José dos Campos. Mesmo sem seguir carreira militar, o ex-combatente participava de cerimônias de formação e acompanhava jovens que iniciavam ou concluíam o serviço militar obrigatório.
A despedida acontece nesta sexta. O velório é realizado na Sala 4 da Urbam, na Vila Industrial, até as 15h. O sepultamento será no Cemitério Municipal Padre Rodolfo Komorek, no Centro.
