O governo brasileiro confirmou que não haverá horário de verão em 2025. “Estamos absolutamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
Segundo o ministro, o país apresenta segurança energética suficiente, o que torna desnecessária a adoção da medida neste momento. Ele ressaltou que o governo só voltaria a considerar o horário de verão caso houvesse necessidade comprovada.
Suspenso desde 2019, o horário de verão foi criado para reduzir o consumo de energia elétrica, aproveitando melhor a luz natural ao adiantar os relógios em uma hora. No entanto, estudos do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontam que os ganhos econômicos da prática deixaram de ser significativos, em razão das mudanças nos hábitos de consumo e da maior eficiência energética em residências e indústrias.
Os rumores sobre a possível volta do horário de verão se intensificaram após a divulgação do Plano da Operação Energética (PEN 2025), publicado em julho pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O documento mencionou a possibilidade de reavaliação da medida, que foi suspensa durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br