Passados mais de quinze dias desde que o Instagram começou a ocultar os likes das postagens, o assunto ainda segue em alta entre os usuários, as marcas e os influenciadores. Em fase de testes, essa mudança aconteceu depois que especialistas levantaram uma discussão sobre o quanto a rede social estaria afetando psicologicamente os usuários.
No entanto, é mais provável que Instagram tenha escondido os likes do grande público para dificultar a vida das marcas e influenciadores. Afinal, os likes estavam se transformando em uma moeda falsa, já que a quantidade de bots e contas falsas inflam facilmente esse número, que nem sempre representa o real desempenho do conteúdo, mas sim uma maneira mais fácil de comparar as publicações e a suposta relevância dos perfis.
Tirando os likes, o Instagram deve conseguir fazer com que as pessoas passem mais tempo no feed e forneçam informações cada vez mais específicas sobre si mesmas, além de possivelmente ter encontrado uma forma de pedágio para os influencers e ainda lavou suas mãos em relação à responsabilidade pela saúde mental de seus usuários.
Independente do motivo, esse novo cenário pede medidas criativas. Para suprir a carência de likes e continuar agradando sua audiência (nem que seja só os seus amigos mesmo), os perfis precisarão exibir conteúdos mais relevantes, autênticos e que realmente tenham impacto sobre as outras pessoas.
Assim, se você usa a rede social profissionalmente ou se o Instagram é um canal relevante para a sua estratégia de Marketing Digital, não se preocupe: você poderá continuar vendo quantas curtidas cada uma de suas postagens teve. Quem não vai poder ver são os seus seguidores – e você os likes dos posts dos outros. Mas sabe o que continua aparecendo? O número de comentários!
Mesmo antes dessa mudança, os comentários já eram o engajamento mais valorizado pelos algoritmos das redes sociais. A premissa é aquele conteúdo que despertou no usuário a vontade extra de digitar uma frase. Esse é quase um esforço sobre-humano em comparação com tocar duas vezes na tela para gerar um coraçãozinho!
Ou seja, agora o seu conteúdo realmente precisa conquistar o seu público e você precisa produzir postagens envolventes e relevantes. Afinal, será preciso um pouco mais de esforço para atrair a atenção de quem se guiava pela relevância social de uma postagem. Portanto, procure gerar valor para seus seguidores! Invista em publicações que estimulem o diálogo, como publicações com perguntas, promoções e postagens relacionando a empresa com elementos populares externos (como séries, esportes, livros; enfim, alguma novidade do momento).
E vale lembrar que se, por acaso, você analisava desempenho somente comparando número de likes, agora você precisa rever suas estratégias. Tenha sempre em mente que gerar conversas reais vale muito mais que um simples like!
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