Os moradores do Residencial Jaguary, no Urbanova, em São José dos Campos, ficaram mais de 16 horas sem energia elétrica após a explosão de um transformador. O apagão começou por volta das 16h de terça-feira (18) e só foi resolvido às 8h30 desta quarta-feira (19), gerando transtornos e indignação entre oos residentes.
O problema não é novidade para quem vive no condomínio. Segundo os moradores, a falta de energia tem sido recorrente, tornando o Jaguary o local mais afetado por esse tipo de ocorrência em todo o Urbanova. Diante da situação, os condôminos cobram medidas mais eficazes para evitar novos apagões.
“O Residencial Jaguary vem sofrendo com recorrentes quedas de energia bruscas e seguidas, acarretando na queima de muitos equipamentos nas casas dos moradores. A situação vem se agravando com a queda dos disjuntores dos transformadores localizados dentro do residencial, onde o atendimento, que antes era de até algumas horas, hoje foi de mais de 16 horas e nas últimas vezes chegando a mais de 10horas. A energia aqui tem quedas bruscas não só em dias de chuva, mas a qualquer momento sem nenhuma justificativa visível. A EDP se mantém em silêncio e tratando nosso residencial com muito descaso”, relatou a presidente do residencial Graziela Manchini.
Concessionária aponta impacto das chuvas na região
Em nota, a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, explicou que as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Vale do Paraíba na terça-feira (18) agravaram a operação do sistema elétrico. O aumento na criticidade fez com que diversos municípios fossem afetados, incluindo Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Jacareí, Piquete, Lorena, Cunha, Lagoinha, Potim, Cachoeira Paulista, Taubaté e São José dos Campos, especialmente nos bairros da zona oeste e sul.
A empresa afirmou que reforçou suas equipes técnicas e que os reparos são realizados em parceria com órgãos municipais e a Defesa Civil. No entanto, diante do alto volume de chamados, a concessionária prioriza o restabelecimento da energia para hospitais, postos de saúde, escolas, creches e serviços essenciais, além de casos que apresentam risco à vida e impacto para um grande número de consumidores.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br