Moradores do Urbanova cobram melhorias no transporte público: lotação e falta de horários noturnos lideram reclamações

0

Usuários do transporte público no Urbanova têm relatado com frequência à redação da Revista Urbanova dificuldades relacionadas aos horários e à lotação dos ônibus, especialmente nos períodos de pico e durante a noite. As reclamações apontam para a insuficiência de linhas e a dificuldade de deslocamento para quem trabalha ou reside na região.

As linhas 121 e 128 operam com cerca de 60 partidas por dia durante a semana, número que cai para 15 a 20 aos finais de semana, mas têm baixa frequência após as 22h. Já a linha alimentadora 160, que liga o Urbanova ao Alphaville, conta com aproximadamente 26 partidas nos dias úteis (entre 6h e 19h45), 11 aos sábados (das 6h35 às 17h40) e não opera aos domingos.

O levantamento acima tem como base a programação divulgada no site da Prefeitura. Durante o mês de julho, as linhas seguem uma grade reduzida devido às férias escolares, com retorno à operação padrão previsto para 28/07. Segundo os usuários, essa alteração impacta diretamente quem depende do transporte público para trabalhar, dificultando ainda mais a locomoção em horários críticos.

A situação afeta especialmente trabalhadores que atuam em casas de família e comércios do bairro, muitos dos quais têm jornadas estendidas até a noite. A ausência de horários noturnos prejudica o retorno para casa e impõe riscos à segurança dos passageiros, que ficam sem alternativa viável de locomoção.

Apesar das dificuldades atuais, a Prefeitura de São José dos Campos anunciou, em março deste ano, a implantação do transporte público elétrico, tornando o município o primeiro do Brasil a adotar um sistema coletivo 100% sustentável. A substituição do modelo atual será feita gradualmente, entre setembro de 2025 e setembro de 2026, por meio de um novo contrato de locação da frota.

Entre as mudanças previstas estão o aumento da frota de 384 para 424 veículos, sendo 60 ônibus elétricos na primeira fase e mais 12 na expansão da Linha Verde. O projeto também contempla a ampliação para 134 linhas e a construção de 14 novos terminais, um deles no Urbanova, na Avenida Papa João Paulo II.

Para a região do Urbanova, está prevista a criação de quatro a cinco novas linhas, com o objetivo de atender à crescente demanda. No entanto, ainda não há um cronograma definido para a implementação dessas melhorias. A única previsão oficial é de que todas as etapas do novo sistema estejam concluídas até setembro de 2026.

Reclamações podem ser registradas pelo aplicativo ou telefone 156.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui