Moradores da comunidade Beira Rio, no Urbanova, registraram a presença de peixes mortos no Rio Paraíba. Um vídeo compartilhado por um morador mostra alguns peixes tentando se deslocar para áreas com melhores condições, enquanto outros já aparecem mortos no centro do rio.
Segundo Isabel Ramos, líder da comunidade, a situação começou no sábado (24). Ela explica que grande parte dos moradores, que atualmente soma cerca de 80 famílias, depende da pesca. A moradora suspeita de envenenamento da água em função da morte massiva dos peixes. Ao comentar o impacto do ocorrido para a comunidade, Isabel destacou: “Em tudo nos afeta, porque muitos vivem da pesca e também ensinamos os mais jovens e as crianças a importância dos peixes pra nossa família. É nossa sobrevivência. Isso vem de geração em geração. Não queremos que seja destruído, precisamos manter as nossas raízes”.
Atendendo a uma solicitação da Revista Urbanova, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) realizou análises em diversos pontos do Rio Paraíba nesta segunda-feira (26).
A nota divulgada pela Cetesb informa:
“A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizou vistorias em vários pontos do Rio Paraíba do Sul nesta segunda (26) e avistou exemplares de peixes mortos, que podem ter surgido devido às recentes chuvas. Os parâmetros de qualidade da água estão dentro da normalidade e a Cetesb acompanha o caso”.
Apesar do diagnóstico da Cetesb, Isabel Ramos afirma que não descarta a possibilidade de contaminação da água, já que o fenômeno começou no sábado. Segundo ela, a água contaminada poderia ter sido levada para outras regiões devido à velocidade do rio.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br












