No Outubro Rosa, oncologista reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama  

0

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Com estimativa de mais de 73 mil novos casos diagnosticados em 2024, ele é responsável por aproximadamente 25% de todos os tumores que acometem o público feminino e embora seja uma doença grave, a mortalidade vem diminuindo graças às campanhas de conscientização como o Outubro Rosa e aos avanços na medicina.

“O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura, por isso é muito importante que mulheres saibam como fazer o autoexame, realizem checkups periódicos. O Outubro Rosa é uma oportunidade valiosa para lembrarmos que o cuidado deve ser constante”, afirma o médico oncologista do Instituto de Oncologia do Vale, Dr. Henrique Zanoni Fernandes.

Ainda de acordo com o médico, o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, por isso, recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres a partir desta idade realizem a mamografia a cada dois anos, enquanto mulheres com histórico familiar devem iniciar o rastreamento mais cedo.

“A mamografia é muito importante para a detecção de nódulos antes mesmo de serem palpáveis, garantindo um tratamento mais rápido e menos agressivo. Além disso, as mulheres devem conhecer o próprio corpo e ao notar qualquer alteração nas mamas procurar orientação médica”, alerta Dr. Henrique.

Com relação a prevenção, medidas como a manutenção de um peso saudável, adotar uma alimentação equilibrada com poucos ultraprocessados e praticar atividades físicas regularmente são as mais indicadas.

“Adotar um estilo de vida saudável e equilibrado ajuda na prevenção de boa parte dos cânceres e de outras doenças como hipertensão e diabetes que vem aumentando muito devido ao sedentarismo”, conclui o oncologista.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui