Início Nosso Bairro Quedas de energia no Urbanova são causadas por vegetação na rede elétrica,...

Quedas de energia no Urbanova são causadas por vegetação na rede elétrica, explica EDP

0

 

Os moradores do bairro Urbanova, em São José dos Campos, enfrentam mais um episódio de instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Desde a noite de terça-feira (11), sucessivos picos de energia vêm sendo registrados, com maior intensidade durante a madrugada e persistindo na manhã desta quarta-feira (12).

Além do transtorno, os moradores relatam prejuízos com equipamentos queimados e dificuldades no trabalho remoto, realidade de muitos que adotam o modelo home office.

Motivo das oscilações

Em resposta aos questionamentos sobre o problema, a concessionária EDP informou que a instabilidade foi causada por vegetação em contato com a rede elétrica, o que resultou em danos e oscilações no fornecimento para parte dos moradores do bairro.

A empresa afirmou que equipes estão atuando na remoção da vegetação e que, para minimizar o impacto aos clientes, o Centro de Operação Integrado (COI) realizou manobras automatizadas no sistema.

Além disso, a EDP anunciou que uma inspeção técnica será realizada na região para avaliar a necessidade de intensificar a poda preventiva de árvores próximas à rede elétrica. Segundo a concessionária, esse trabalho é feito regularmente em todas as cidades sob sua concessão. Em 2024, foram realizadas mais de 53 mil podas em São José dos Campos, além da limpeza de mais de 22 mil metros quadrados de faixas com vegetação.

A EDP esclareceu ainda que a manutenção da vegetação em áreas urbanas é responsabilidade das prefeituras, sendo que a concessionária atua apenas quando há impacto direto no sistema elétrico. Já em terrenos particulares, a responsabilidade pelo manejo é dos proprietários.

Como solicitar ressarcimento

Para os clientes que tiveram equipamentos danificados devido às oscilações no fornecimento de energia, a EDP orienta solicitar ressarcimento por meio das seguintes plataformas:

• Site: www.edponline.com.br

• Aplicativo: EDP Online

• WhatsApp: (11) 9 3465-2888

• SMS: Enviar “Falta Luz” para 28037

• Central de Atendimento: 0800 721 0123

• Atendimento presencial: Agências da EDP

A solicitação deve incluir um formulário detalhando o ocorrido e discriminando os equipamentos danificados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile