Novo acesso ao Urbanova deve ser implantado em 2025

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Com uma população estimada em mais de 20.000 moradores e rápido crescimento, o bairro Urbanova enfrenta um desafio cada vez mais urgente: a necessidade de um novo acesso viário. Mesmo com as recentes melhorias na Avenida Linneu de Moura, o congestionamento nos horários de pico e as interdições causadas por acidentes, obras ou outras eventualidades ainda são problemas recorrentes para os motoristas.

A Avenida Linneu de Moura é a única via de acesso ao bairro, com extensão de 2,3km. Por ela passam mais de 27 mil carros por dia, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana. Em 2023 foram investidos mais de R$ 15,8 milhões na implantação de novas rotatórias na avenida.

A Avenida Linneu de Moura deve suportar uma carga de 5 a 6 anos, considerando todas as obras que fizemos, então, sabemos que vai ser necessário nesse meio tempo se executar as obras do segundo acesso, que será através do Esplanada do Sol, pela estrada Jockey Clube, fazendo todo acesso ali junto àqueles novos loteamentos tanto do Mont Serrat, como também do Alphaville“, informou o Prefeito Anderson Farias. 

Segundo a Prefeitura, o projeto do novo acesso está pronto, com o compromisso de início das obras em 2025.  “Já temos o projeto pronto. Temos a questão da pendência de um loteamento específico, que fica às margens do Rio Paraíba do Sul, ao lado do Urbanova. Precisamos solucionar esta desapropriação para a criação de vias públicas. Vamos preparar toda a implantação, captação de recursos em 2024 para começar a obra em 2025”, informou o Prefeito Anderson Farias.

Uma via não pavimentada, com condições precárias vem sendo utilizada por muitos motoristas como alternativa de acesso – a estrada do Jaguary, que liga o Urbanova à zona norte. Em um levantamento feito por nossa reportagem em 2023 junto à Secretaria de Mobilidade foi identificado que 400 carros utilizavam a via diariamente. Solicitamos uma atualização do fluxo e, por meio da câmera inteligente do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), localizada no início da estrada foi identificado que atualmente 1.400 carros utilizam a estrada diariamente.

O motivo do aumento do fluxo na estrada pode ser atribuído a um recapeamento com fresa de asfalto no trecho de 1,6km que vai do início da estrada, próximo ao condomínio Jaguary até o túnel. 

Uma grande obra está sendo executada na Via Jaguary e isso deve refletir, também, no acesso ao Urbanova, já que ficará mais rápido chegar ao centro e Zona Norte pela Estrada do Jaguari após a conclusão dos serviços. A primeira fase da obra se encerra na Estrada da Petybon, que fica há apenas 5 km do Urbanova. A Prefeitura já cogitou a implantação de uma segunda fase, que deixaria o trecho, que hoje é precário, em melhores condições de tráfego, mas, até o momento não há nada concreto sobre a segunda fase da Via Jaguary.

Sobre o projeto do novo acesso, enviamos no dia 24 de abril um pedido formal de entrevista com o Secretário de Mobilidade Urbana, Glauco Lamarca Rocha ou com o Prefeito Anderson Farias. Após a dificuldade em agendar uma entrevista presencial, encaminhamos uma série de perguntas via assessoria de imprensa e, mesmo com muita insistência, não tivemos retorno.

As perguntas não respondidas foram: qual valor depositado atualmente pelos loteamentos como contrapartida viária que serão utilizados na construção do novo acesso? Como será paga a diferença do valor que será investido no novo acesso ao Urbanova? Qual o custo estimado da obra? O projeto se manterá conforme divulgado anteriormente? Quais os impactos da nova Via Jaguary no trânsito do Urbanova?

Está disponível no site da Prefeitura um documento com um histórico sobre os estudos do novo acesso. O documento é de novembro de 2022, quando foi divulgado o último balanço sobre o valor depositado pelos loteamentos.

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